O conceito de informação deriva do latim e significa um processo de comunicação ou algo relacionado com comunicação (Zhang, 1988), mas na realidade existem muitas e variadas definições de informação, cada uma mais complexa que outra. Podemos também dizer que Informação é um processo que visa o conhecimento, ou, mais simplesmente, Informação é tudo o que reduz a incerteza... Um instrumento de compreensão do mundo e da ação sobre ele" (Zorrinho, 1995).
Empresas: Grande diferencial competitivo:
o Sistema de Informação;
o Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs);
o Capacidade Intelectual e conhecimento.
Somos empresas tentando administrar empresas
Necessidade dos Sistemas de Informação:
o Tornar as tarefas mais rápidas e mais baratas;
o Ampliar o ambiente interno e externo das organizações;
o Melhorar a competitividade organizacional;
o Melhorar a qualidade de serviços;
o Introduzir colaboradores às tecnologias da informação;
o Possibilitar o acesso a “era do conhecimento”;
o Desenvolver estratégias de organização de aprendizagem que atuem com base em princípios de colaboração e cooperação;
o Acompanhar o perfil e os desejos do consumidor.
o Tornar a vida mais pratica para o ideal tenha o seu devido lugar.
Aplicação dos SI: (exemplos)
o Decisões de investimento;
o Transferência eletrônica de fundos;
o Controle de estoque e fornecedores;
o Controle de produção e serviços;
o Administração e desenvolvimento de pessoal;
o Relacionamento com consumidores.
Mas... O que é um sistema????
o É um conjunto de elementos, ou de componentes que mantêm relações entre si.
o Essas relações acontecem entre esses componentes, para que se possam atingir determinados objetivos. (missão)
Tipos de sistemas:
o Formais: a informação a respeito da coleta de dados, procedimentos, armazenamento é estabelecida pela organização e está de acordo com suas regras;
o Informais: não existe uma regra que defina como a informação pode ser coletada, armazenada, etc.
Componentes de um sistema:
Entrada = Processo de transformação (retro alimentação) = saída / Controle e Avaliação
Ecossistema + Sistema + Subsistema
Sistema de Informação:
o Conjunto de componentes inter-relacionados, trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informação com finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório em organizações. (Nossa organização pessoal deve ser a primeira a ser tratada com carinho).
Abordagem sócio-técnico: Tecnologia - Organização – Pessoas
o Os sistemas de informação baseados em computadores se fundamentam em algumas formas de tecnologias de computação para entrada, saída e processamento e armazenamento de dados.
o O objetivo dos sistemas de informação é criar e distribuir informações e conhecimentos útil de uma maneira projetada para resolver algum problema organizacional.
Relevante ou irrelevante?
Gestão do conhecimento + Gestão da Informação + Sistema de Informação + Informação Interna e Informação Externa =
TOMADA DE DESIÇÃO
o Entende-se por Tecnologia da Informação o conjunto de hardwares, softwares e periféricos que desempenham uma ou mais tarefas de processamento das informações do SI, tal como coletar, transmitir, recuperar, manipular e exibir dados.
o Instruções pré-programadas que coordenam o trabalho dos componentes do hardware para que executem os processos exigidos por cada sistema de informação.
o Estudos indicam que, nos últimos tempos, o desafio que se coloca para as organizações não é simplesmente o acesso à informação, mas decifrar o seu valor estratégico para utilizá-la no bom momento.
o A organização precisa analisar com cuidado qual é o papel da informação e dos Sis na sua estrutura, bem como, precisa buscar conhecer e conscientizar-se da real importância de realizar uma abordagem gerencial e estratégica dos mesmos.
o Os equipamentos físicos usados para as tarefas de entrada, processamento e saída em um sistema de informação.
o Todas as informações exigem que sejam projetadas, que tenham passado pela mente de alguém que projetou. Para Nós seres Humanos a Bíblia é um manual de instruções designado para a aplicação dos excelentes projetos pessoais e de relação. Mesmo aquelas que parecem mentecaptas são preferíveis, na falta de informações adequadas ao bem estar.
n Sob esta perspectiva, a gestão da informação deve incluir, em dimensões estratégicas e operacionais, os mecanismos de obtenção e utilização de recursos humanos, tecnológicos, financeiros, materiais e físicos para o gerenciamento da informação e, a partir disto, ela mesma ser disponibilizada como insumo útil e estratégico para indivíduos, grupos e organizações (Ponjuán Dante, 1998).
Gerir a informação é, assim, decidir o que fazer com base em informação e decidir o que fazer sobre informação. É ter a capacidade de selecionar, a partir de um repositório de informação disponível aquela que é relevante para uma determinada decisão e, também, construir a estrutura e o design desse repositório." (Zorrinho 1995, p. 146)
A transmissão destes valores se deu e dá pela comunicação de massa. O avanço tecnológico contribuiu para que fossem encurtadas as distâncias. A mídia cooperou para que a população pudesse compartilhar todos os segmentos da sociedade. O progresso levou a compreensão de saúde/doença como uma complexa interação entre os aspectos físicos, psicológicos, sociais, e ambientais da condição humana e seus significados enquanto ser total, dentro do contexto histórico, cultural, político e ideológico. Estabelecendo a hierarquia nas áreas da saúde.
Toda a teoria do mundo será inútil a não ser que se saiba como aplicá-la para um determinado fim.
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