03/11/2008

Sistema de Informações:





       O conceito de informação deriva do latim e significa um processo de comunicação ou algo relacionado com comunicação (Zhang, 1988), mas na realidade existem muitas e variadas definições de informação, cada uma mais complexa que outra. Podemos também dizer que Informação é um processo que visa o conhecimento, ou, mais simplesmente, Informação é tudo o que reduz a incerteza... Um instrumento de compreensão do mundo e da ação sobre ele" (Zorrinho, 1995).

 

Empresas: Grande diferencial competitivo:

o     Sistema de Informação;

o     Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs);

o     Capacidade Intelectual e conhecimento.

Somos empresas tentando administrar empresas

Necessidade dos Sistemas de Informação:

o     Tornar as tarefas mais rápidas e mais baratas;

o     Ampliar o ambiente interno e externo das organizações;

o     Melhorar a competitividade organizacional;

o     Melhorar a qualidade de serviços;

o     Introduzir colaboradores às tecnologias da informação;

o     Possibilitar o acesso a “era do conhecimento”;

o     Desenvolver estratégias de organização de aprendizagem que atuem com base em princípios de colaboração e cooperação;

o     Acompanhar o perfil e os desejos do consumidor.

o     Tornar a vida mais pratica para o ideal tenha o seu devido lugar.

 

Aplicação dos SI: (exemplos)

o     Decisões de investimento;

o     Transferência eletrônica de fundos;

o     Controle de estoque e fornecedores;

o     Controle de produção e serviços;

o     Administração e desenvolvimento de pessoal;

o     Relacionamento com consumidores.

 

Mas... O que é um sistema????

o     É um conjunto de elementos, ou de componentes que mantêm relações entre si.

o     Essas relações acontecem entre esses componentes, para que se possam atingir determinados objetivos. (missão)

 

Tipos de sistemas:

o     Formais: a informação a respeito da coleta de dados, procedimentos, armazenamento é estabelecida pela organização e está de acordo com suas regras;

o     Informais: não existe uma regra que defina como a informação pode ser coletada, armazenada, etc.

 

Componentes de um sistema:

Entrada = Processo de transformação (retro alimentação) = saída / Controle e Avaliação

Ecossistema + Sistema + Subsistema


Sistema de Informação:

o     Conjunto de componentes inter-relacionados, trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informação com finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório em organizações. (Nossa organização pessoal deve ser a primeira a ser tratada com carinho).

 

Abordagem sócio-técnico: Tecnologia - Organização – Pessoas

 

o     Os sistemas de informação baseados em computadores se fundamentam em algumas formas de tecnologias de computação para entrada, saída e processamento e armazenamento de dados.

o     O objetivo dos sistemas de informação é criar e distribuir informações e conhecimentos útil de uma maneira projetada para resolver algum problema organizacional.

             

Relevante ou irrelevante?

Gestão do conhecimento + Gestão da Informação + Sistema de Informação + Informação Interna e Informação Externa = 

TOMADA DE DESIÇÃO


o     Entende-se por Tecnologia da Informação o conjunto de hardwares, softwares e periféricos que desempenham uma ou mais tarefas de processamento das informações do SI, tal como coletar, transmitir, recuperar, manipular e exibir dados.


o     Instruções pré-programadas que coordenam o trabalho dos componentes do hardware para que executem os processos exigidos por cada sistema de informação.

o     Estudos indicam que, nos últimos tempos, o desafio que se coloca para as organizações não é simplesmente o acesso à informação, mas decifrar o seu valor estratégico para utilizá-la no bom momento.

o     A organização precisa analisar com cuidado qual é o papel da informação e dos Sis na sua estrutura, bem como, precisa buscar conhecer e conscientizar-se da real importância de realizar uma abordagem gerencial e estratégica dos mesmos.

o     Os equipamentos físicos usados para as tarefas de entrada, processamento e saída em um sistema de informação.

o     Todas as informações exigem que sejam projetadas, que tenham passado pela mente de alguém que projetou. Para Nós seres Humanos a Bíblia é um manual de instruções designado para a aplicação dos excelentes projetos pessoais e de relação. Mesmo aquelas que parecem mentecaptas são preferíveis, na falta de informações adequadas ao bem estar.

 

n      Sob esta perspectiva, a gestão da informação deve incluir, em dimensões estratégicas e operacionais, os mecanismos de obtenção e utilização de recursos humanos, tecnológicos, financeiros, materiais e físicos para o gerenciamento da informação e, a partir disto, ela mesma ser disponibilizada como insumo útil e estratégico para indivíduos, grupos e organizações (Ponjuán Dante, 1998).

      Gerir a informação é, assim, decidir o que fazer com base em informação e decidir o que fazer sobre informação. É ter a capacidade de selecionar, a partir de um repositório de informação disponível aquela que é relevante para uma determinada decisão e, também, construir a estrutura e o design desse repositório." (Zorrinho 1995, p. 146)


A transmissão destes valores se deu e dá pela comunicação de massa. O avanço tecnológico contribuiu para que fossem encurtadas as distâncias. A mídia cooperou para que a população pudesse compartilhar todos os segmentos da sociedade. O progresso levou a compreensão de saúde/doença como uma complexa interação entre os aspectos físicos, psicológicos, sociais, e ambientais da condição humana e seus significados enquanto ser total, dentro do contexto histórico, cultural, político e ideológico. Estabelecendo a hierarquia nas áreas da saúde.

 

Toda a teoria do mundo será inútil a não ser que se saiba como aplicá-la para um determinado fim. 



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

'