21/11/2008

A INIGUALÁVEL CAPACIDADE DE COMUNICAÇÃO


Você sabe mais do que apenas rabiscar

 

Será que apenas o homem, o Homo sapiens, é capaz de comunicar-se por meio de linguagem? Obviamente a resposta depende do que se quer dizer com ‘linguagem’ – pois todos os animais superiores se comunicam por meio de uma grande variedade de manifestações, como gestos, chamadas, gritos, e cantos, e até mesmo dança. Mas os animais, exceto o Homem parecem não ter uma linguagem gramatical estruturada. É muito significativo, porém os animais não desempenham. Quando muito, apenas rabiscam.




Todos os povos têm um

 

No decorrer da História, sempre que dois povos se encontraram cada qual verificou que o outro falava um idioma. O livro The Language Instinct comenta: “Nunca se descobriu uma tribo muda, e não há registro de que uma região tenha servido de berço de idioma do qual se espalhou a grupos anteriores sem idioma... A universalidade de idiomas complexos é uma descoberta que enche os lingüistas de espanto, e é a primeira razão para suspeitar que a linguagem seja... o produto de um instinto Humano especial.”

 

O Lobo Frontal

 

A maioria dos neurônios na cama da externa do cérebro, o córtex cerebral, não está ligada diretamente a músculos e a órgãos sensoriais. Considere os bilhões de neurônios que compõem o lobo frontal. Exames do cérebro provam que o lobo frontal se ativa quando você pensa numa palavra ou evoca recordações. A parte frontal do cérebro desempenha um papel especial em você ser o que você é.

 

“O córtex pré-frontal... está mais ligado à formulação de pensamentos, à inteligência, às motivações e a personalidade. Ele associa experiências, necessárias para a criação de idéias abstratas, critérios, persistência, planejamento, preocupação com outros e, conscientização das ocorrências... São formulações dessa região que distinguem os seres Humanos dos outros animais.” (Human Anatomy and Phisicology, de Marieb) Certamente vemos evidência dessa distinção nas realizações Humanas em campos como a matemática, a filosofia e a justiça, que envolvem primariamente o córtex pré-frontal.

 

“O cérebro Humano compõe-se quase que exclusivamente do córtex [cerebral]. O cérebro de um chimpanzé, por exemplo, também tem um córtex, mas em proporções bem menores. O córtex nos permite pensar, lembrar, imaginar. Essencialmente, o que nos torna seres Humanos é o nosso córtex.” – Edoardo Boncinelli, diretor de pesquisas em biologia molecular, Milão, Itália.   

 

De física da partícula ao nosso cérebro

 

O professor Paul Davies ponderou a capacidade do cérebro de lidar com o campo abstrato da matemática. “A matemática não é algo que a gente encontra espalhado no quintal dos fundos da casa. Ela é produzida pela mente Humana. Mas, se perguntarmos onde a matemática é mais bem aplicada à resposta é em áreas como a física de partículas e astrofísica, áreas de ciência fundamental muito, mas muito distante do cotidiano”. O que implica isso? “Para mim, isso sugere que a consciência e a nossa capacidade de fazer matemática não são meras casualidades, nem detalhes triviais e tampouco subproduto insignificante da evolução”.

 

Outra parte do cérebro também contribui para sermos ímpares. Atrás do córtex pré-frontal há uma faixa que passa pelo topo do cérebro: o córtex motor. Nele há bilhões de neurônios que se conectam com os músculos. O córtex motor afeta a sua capacidade de falar. Mais da metade dele controla os órgãos de comunicação, que ajuda a explicar a inigualável capacidade de comunicação dos Humanos.

Cerca de 100 músculos na língua, nos lábios, nos maxilares, na garganta e no peito interagem para produzir inumeráveis sons. Note este contraste: uma célula cerebral pode comandar 2.000 fibras do músculo da barriga da perna de um atleta, mas as células cerebrais para a laringe podem concentrar-se em apenas 2 ou 3 fibras musculares.

As informações necessárias para simplesmente perguntar “como vai”? estão armazenadas num aparte do lobo frontal do cérebro chamado de área de Broca, que alguns consideram ser o centro de articulação da palavra, o mesmo não é encontrado em macacos.

Não sugere isso que o nosso cérebro é especialmente equipado para a comunicação?

 

Diferente dos animais, que vivem principalmente em função de suas necessidades presentes, os Humanos podem lembrar-se do passado e planejar o futuro. Ademais a nossa mente é consciente. Por exemplo, as vívidas recordações de eventos passados não são meros fatos armazenados como dados de informação num computador. Podemos refletir sobre nossas experiências, tirar lições delas e usá-las para moldar nosso futuro. Podemos cogitar várias situações futuras e avaliar os possíveis efeitos de cada uma. Temos a capacidade de analisar, criar, apreciar e amar. Podemos ter conversas agradáveis sobre o passado, o presente e o futuro. Temos valores éticos de comportamento e podemos usá-los ao tomar decisões que podem, ou não, ser de benefício imediato. Somos atraídos à beleza pelas artes e pela moral. Na mente podemos moldar e refinar as nossas idéias e imaginar como os outros reagirão, caso as concretizemos.

O cachorro, o gato ou o pássaro se vêem num espelho e reagem como se estivesse vendo outro de sua espécie. Mas quando você se olha no espelho você se reconhece como ser dotado das capacidades acima citadas.

Pesquisadores modernos avançam muito na compreensão da composição física do cérebro e de alguns dos processos eletroquímicos que ocorrem nele. Sabem também explicar os circuitos e o funcionamento de um computador avançado. Contudo, existe uma enorme diferença entre cérebro e computador. O cérebro deixa você consciente e cônscio de sua existência, o que certamente não acontece com o computador.

 


“A natureza proporciona o homem transforma e o tecnológico altera.” NeideCosta

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

'