05/11/2008

Euforia


A “EUFORIA” é uma “Sensação de perfeito bem-estar, alegria intensa e, em regra expansiva, eufórico.”(FERREIRA, 2004, p. 384).


O ser humano é formado por uma estrutura, que vai além do corpo físico. Ele é dotado de sentimentos, pensamentos, sensações, intuições, instintos, Emoções e sentimentos. Existem outras reações orgânicas que acompanham as Emoções, como: tremor, riso, choro, lágrimas, expressões faciais, corporais, tom de voz, etc. Estas reações fogem do controle do sujeito. Pode-se segurar o choro, mas não se consegue deixar de chorar por dentro.

“Não temos porque esconder nossas emoções. Elas são nossa própria vida, são umas espécies de linguagem na qual expressamos percepções internas, são sensações que ocorrem em resposta a fatores geralmente externos. São fortes, passageiras, são intensas, mas não imutáveis. Isto quer dizer que o que hoje nos emociona poderá amanhã não nos emocionar mais” (BOCK; FURTADO; TEIXEIRA, 1995. p. 195).



As reações emocionais podem ser variadas: surpresa, “Ira”, nojo, “Medo”, vergonha, tristeza, desprezo, alegria, paixão, Euforia, culpa e outras.

Estas Emoções podem ser expressas através das formas mais difusas, conscientes ou não.

Estas reações são importantes para a descarga de tensões do organismo emocionado, pois as exacerbações das descargas emocionais são momentos de desequilíbrios em um organismo.

A emoção é um fenômeno psicofísico. Quando há uma reação física, a resposta é breve e sentida de acordo com cada sujeito (o que emociona um pode não emocionar o outro, e o que emociona hoje, amanhã pode não emocionar mais amanhã).

A Energia orgânica cósmica funciona no organismo vivo como Energia biológica específica. Assim sendo, governa o organismo total e se expressa nas Emoções e nos movimentos puramente biofísicos dos órgãos.

As tensões crônicas servem para bloquear o fluxo de Energia subjacente às Emoções mais intensas. A couraça impede que o indivíduo experiencie Emoções fortes e, portanto, limita e distorce as expressões dos sentimentos.

As Emoções que são deste modo bloqueadas, jamais poderão ser expressas de forma adequada.

O indivíduo encouraçado terá dificuldades de dissolver sua couraça, este será o seu maior obstáculo ao crescimento. Ele será também incapaz de expressar as Emoçõesbiológicas primitivas.

Conhece a sensação de amabilidade mas não aquela que proporciona o prazer orgânico. Portanto não é somente dizer: “eu quero expressar minhas Emoções”.

Cada pensamento, emoção, sentimento ou ação que não possui um “ponto de equilíbrio”, tanto por imprudência como por intencionalidade, resultará num desconcertante fim. A expressão “equilíbrio”, aqui, significa um estado resultante da superação dos conflitos tanto no plano mental consciente, quanto nos estados de não consciência, e nas relações humanas.




É uma vivência psíquica de instabilidade perante as diversas situações, elevando o indivíduo a um alto plano de consciência e, sobretudo, o autoconhecimento. É visto como um conjunto de Elementos psicológicos, organizados em sintonia, concordância e harmonia, que são obtidos pelo desenvolvimento dos valores presentes na natureza humana. Constitui também uma vontade íntima de satisfazer hierarquicamente todas as necessidades pessoais, de acordo com seus princípios de vida.

Quando a Euforia atinge um nível de intensidade elevado, passa a produzir manifestações congestionantes típicas, como: impressão de calor, vasodilatação, taquicardia..., potencializando assim, a EnergiaYang”, que corresponde ao órgão Coração e Intestino Delgado, também denominados Fogo.

Segundo Eu Won Lee (1998), são o palácio da mente por que controlam a inteligência, o espírito, a consciência, o pensamento, o sono, a tristeza, a alegria, os estados de Euforia e até depressão.

“A emoção é sentida, ela surpreende, ela desenvolve-se segundo as suas próprias leis, sem que a nossa espontaneidade consciente possa modificar o seu curso de maneira muito apreciável.” (SARTRE, 1965, p. 41).

Sendo que toda emoção tem um significado, dentro do contexto histórico, através de um processo infindável de apropriações, de experiências e das atribuições dadas aos objetos, e estes por sua vez é que emocionam de determinada maneira.

Por isso expressar as Emoçõesnão é tão simples. Quando se trata de verbalizar o que se está sentindo, fica mais difícil ainda. Sentir, todos sentem, Emoções e sentimentos todos têm. Elas são reações fisiológicas e psicológicas que fazem parte da vida.




Seu estado de euforia é imitado diante dos deslumbramentos da Criação?

Tens atravessado o túnel que cega, bitola, tolhe que diminui...?

És um mero espectador que não sabe por que e nem pra onde esta olhando?

Se você fosse um boneco (a) de sal e se dissolvesse no mar, compreendê-lo-ia?

Qual seria seu medo?


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

'