26/11/2008

AS MARAVILHAS DOS JARDINS


O JARDIM DO ÉDEN



O mais célebre jardim da história é o jardim do Édem. Região em que o Criador plantou um parque semelhante a um jardim como um lar original do primeiro casal Humano. Parece ter sido uma área fechada, cercada, sem dúvida por barreiras naturais. O Jardim do Éden, Jardim das Delícias ou Paraíso Terrestre é na tradição das religiões abraâmicas o local da primitiva habitação do Homem.

Na tradição bíblica, o Jardim do Éden, do hebraico Gan Eden, e o termo grego Ké-pos referen-se a um terreno cultivado, é o local onde ocorreram os eventos contados no Livro do Gênesis (Gen., 2 e 3), onde é narrada a forma como Deus criou Adão e Eva, planta, animais e um jardim no Éden ao lado do oriente, e indica onde o havia criado, para ser cultivado e guardado.

O Jardim do Éden, a sua localização e a tentativa de reencontrar a felicidade perdida após a expulsão, são um dos temas centrais de uma verdade e de múltiplas lendas e mitos que inspiraram inúmeros artistas, sendo uma das inspirações mais freqüentes da arte européia.

O JARDIM DE GETSÊMANI


O jardim de getsêmani, no monte das oliveiras defronte de Jerusalém, do outro lado do vale do Cédron, era um dos lugares favoritos de Jesus Cristo, onde podia ficar a sós com seus discípulos. Foi para este jardim que Jesus se retirou com seus discípulos depois de comer a sua ultima páscoa e instituir a Refeição Noturna do Senhor. Ali Ele se afastou um pouco dos discípulos e orou fervorosamente, sendo ministrado por um anjo. O traidor Judas, sabendo do costume de Jesus, guiou uma tuba ao Getsêmani, onde traiu Jesus com um beijo. (Mateus 26:36, 46-49)

JARDINS SUSPENSOS DA BABILÔNIA



Os Jardins Suspensos da Babilônia foram uma das sete maravilhas do mundo antigo. É talvez uma das maravilhas relatadas sobre que menos se sabe. Muito se especula sobre suas possíveis formas e dimensões, mas nenhuma descrição detalhada ou vestígio foram encontrados, além de um poço fora do comum que parece ter sido usado para bombear água. Seis montes de terra artificiais, com terraços arborizados, apoiados em colunas de 25 a 100 metros de altura, construídos pelo rei Nabucodonosor (rei da Babilônia -630 a.C.?-562 a.C.). Os jardins foram construídos por Nabucodonosor para agradar e consolar sua esposa preferida Amitis, que nascera na Média, um reino vizinho, a qual vivia com saudades dos campos e florestas de sua terra. Chegava-se a eles por uma escada de mármore. Foram construídos no séc. VI a,C, ao sul do Iraque, na Babilônia. Seus terraços foram construídos um em cima do outro e eram irrigados pela água bombeada do rio Eufrates. Nesses terraços estavam plantadas árvores e flores tropicais e alamedas de altas palmeiras.. Dos jardins podia-se ver as belezas da cidade abaixo. Não se sabe quando foram destruídos. Suspeita-se que isso tenha ocorrido na mesma época da destruição do palácio de Nabucodonosor, pois há boatos de que os jardins foram construídos sobre seu palácio

JARDIM JAPONÊS



Diferente dos jardins ocidentais que dão ênfase à beleza das formas geométricas, o jardim japonês tem como principal objetivo ressaltar a beleza do ambiente natural, mesmo que isso não signifique a Natureza em sua forma original, inalterada. Ou seja, materiais como árvores, arbustos e pedras são dispostos nesse jardim para simbolizar e enfatizar as características da Natureza e criar um espaço, embora artificial, de beleza natural que tem uma unidade harmônica.

A história dessa jardinagem da paisagem subsiste há milhares de anos durante a qual foi sofrendo uma série de mudanças e adaptações. Os modelos dos primeiros jardins vieram da China e representaram o prazer e divertimento dos aristocratas.

Um convite à contemplação, o jardim japonês transmite paz e espiritualidade. Os aspectos visuais como a textura e as cores, em um jardim oriental são menos importantes do que os elementos filosóficos, religiosos e simbólicos. Estes elementos incluem a água, as pedras, as plantas e os acessórios de jardim.

Alguns elementos são fundamentais no jardim japonês.

o Sakura ou cerejeira ornamental, que é conhecido como a flor da Felicidade e assume um lugar importante na cultura japonesa durante as festividades;

o Momiji-Gari ou Acer Vermelho, que revela um aspecto melancólico e reflexivo da personalidade japonesa;

as lanternas de pedra que induzem à concentração, ajudando a clarear a mente, adicionando o místico, a tradição e a espiritualidade;

o lago e as carpas : água é vida, daí a importâcia do lago;

Taiko Bashi ou ponte - uma ponte ou um caminho dentro de um jardim, representa uma evolução para um nível superior em termos de amadurecimento, engrandecimento e auto-conhecimento, enquanto a flexibilidade do bambu, conduz a capacidade de adaptação e mudança;

as pedras das cascatas : o centro do jardim - a pedra colocada na posição vertical representa a figura do pai, e a da horizontal, a mãe. Dela, brota a água.

As outras pedras , simbolizando os descendentes, são distribuídas em torno do lago e entremeadas pela vegetação;

o bambu e os adornos : os galhos do bambu são amarrados, direcionando o crescimento para que a planta se curve para o lago, como em reverência;

o sino de vento e os macacos de cerâmica , fixados na planta, trazem o som da natureza e a felicidade.


JARDINS TEMÁTICOS



Jardins Temáticos são inter-relação entre paisagistas e artistas plásticos; diálogos onde paisagismo e arte se fundem, possibilitando uma ampliação do olhar para a questão do meio ambiente.

Pensar em um espaço quieto, privado, onde se pode relaxar numa noite quente de verão, leva você direto para o quintal. Você vai desejar que o espaço externo da sua casa seja tão confortável quanto uma sala aconchegante, com a lareira acesa em uma noite fria de inverno. A varanda pode remeter a uma faixa de grama viçosa bem cortada, cercada por canteiros de ricas forrações, plantas de folhas sempre verdes e flores se abrindo. Uma cobertura de árvores cria sombras manchadas, que se movem com a brisa. Seu jardim é um lugar de paz e beleza porque foi cuidadosamente planejado, exigiu trabalho duro e paciência.

PARQUE DOS LABIRINTOS


O parque dos Labirintos é uma atração bem diferente: as "paredes" deste labirinto são feitas de arbustos e muitas árvores. Na verdade, é uma espécie de "jardim-labirinto".

As crianças poderão se divertir bastante procurando a saída em meio a corredores verdes, cercados de música, teatro e outras atrações que se espalham pelas cinco praças do complexo. O objetivo do jogo é encontrar as praças temáticas de diversão e cultura, escondidas pelo labirinto.

O parque de São Roque fica na cidade do Porto em Portugal e foi montado em forma de um labirinto: as circunferências concêntricas de buxo ( Buxus sempervirens) formam um desenho quase simétrico, e as passagens transversais entre os anéis parecem distribuir-se a intervalos regulares; visto do patamar superior de onde a foto foi tirada, tem a nitidez de um diagrama geométrico. Não é desafio para um adulto, pois a sebe, que atinge pouco mais de um metro de altura, não lhe tolhe a visão; e mesmo uma criança dificilmente se sentirá perdida nos seus previsíveis meandros.

DICAS DE PAISAGISMO

Quando for plantar um jardim, você começará fazendo uma avaliação das suas necessidades pessoais. Faça uma lista do que quer incorporar no projeto. Tome notas das funções especiais ou áreas de serviço de que seu paisagismo precisará, para que possa providenciar tudo. Depois, considere as dicas desta seção enquanto construir seu jardim. Você descobrirá idéias que depois de implementadas poderão ser desfrutadas por toda a vida.


“Um dia as lagartas tornam-se borboletas e voam, voam para outros jardins”.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

'