06/12/2008

A TERRA UM PLANETA DOENTE?


O quadro clinico do paciente é grave. Os sintomas incluem mau hálito, febre altíssima (sem precedentes e que não cede com nenhum remédio) e substancias nocivas nos fluidos corporais, entre outros. Quando se tratam os sintomas em um local, logo surgem outros, em outra parte. Se esse fosse um paciente comum, os médicos talvez já tivessem dado o diagnostico de doença crônica terminal. Sem saber mais o que fazer, apenas procurariam aliviar o sofrimento do paciente, na medida do possível, até o fim inevitável.

Que tipo de sentimentos teria este paciente em relação aos médicos?

Mas não estamos falando de um paciente humano, e sim de nosso lar a Terra. A descrição acima ilustra muito bem o que está acontecendo com o nosso planeta. Ar poluído, aquecimento global, águas contaminadas e resíduos tóxicos são apenas alguns dos sintomas da grande enfermidade que aflige o planeta. Como os médicos mencionados acima os especialistas confrontam-se com um dilema: O que fazer?

As noticias sobre ameaças ao meio ambiente é tão freqüentes que algumas pessoas começam a desconsiderá-las, talvez até pensando: “Desde que não afete a minha vida, isso não me preocupa”. Mas quer nos demos conta disso quer não, a destruição indiscriminada do meio ambiente afeta a grande maioria das pessoas. Visto que a poluição está por toda parte, é provável que já afete vários aspectos da nossa vida por isso, todos nós deveríamos nos preocupar com a saúde e a preservação do nosso lar. Afinal, onde moraríamos caso a Terra se tornasse inabitável.

Qual a extensão do problema? A Terra está mesmo tão doente assim? Como isso afeta a vida das pessoas? Vamos dar uma olhada em apenas alguns dos fatores que nos ajudarão a entender por que se pode dizer que a Terra não está apenas com uma leve indisposição, mas gravemente doente.



OCEANOS

Grandes extensões dos oceanos sofrem com a pesca predatória. Um relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente diz que “70% das regiões de pesca marítima são tão exploradas que a reprodução mal consegue, se é que consegue repor o que se pesca”. Se a tendência persistir, o que será dos milhões de pessoas que dependem do mar como principal fonte de sustento?

Além disso, estima-se que, todo ano, de 20 milhões a 40 milhões de toneladas de animais marinhos sejam capturados e jogados de volta ao oceano – em geral feridos ou mortos. Por quê? São criaturas capturadas acidentalmente com os peixes de valor comercial, mas que são considerados refugo.

FLORESTAS

O desmatamento tem muitos efeitos colaterais. Com menos árvores, diminui a capacidade da Terra de absorver dióxido de carbono que segundo se diz é uma causa do aquecimento global. Com a destruição das matas, desaparecem espécies de plantas que poderiam fornecer medicamentos vitais. Mas a taxa de destruição das florestas continua num ritmo constante – de fato, aumentou muito nos últimos anos. Alguns especialistas acreditam que, se isso continuar, as florestas tropicais desaparecerão em cerca de 20 anos.

POLUIÇÃO SONORA

Há um tipo de poluição que não é visível, mas audível – a poluição sonora. Os especialistas dizem que ela também é preocupante porque pode causar perda auditiva, estresse, hipertensão, insônia e queda na produtividade. Crianças que freqüentam escolas em vizinhanças barulhentas estão sujeitas a desenvolver problemas de leitura e aprendizagem.

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

A Organização Mundial de Saúde diz que anualmente, entre 5% e 6% das mortes no mundo inteiro são causadas pela poluição do ar. Relata-se que, somente na província de Ontário, Canadá os cidadãos gastam mais de um bilhão de dólares por ano com problemas de saúde e absenteísmo resultante da poluição atmosférica. Algumas pessoas em cidades asiáticas usam mascaras cirúrgicas na tentativa de se protegerem.

RESÍDUOS TÓXICOS

Materiais perigosos despejados em terra ou no mar representam um perigo em potencial para milhões de pessoas. Resíduos radioativos, metais pesados e subprodutos da fabricação de plásticos são alguns dos elementos que podem causar anomalias, doenças ou mortes ao Homem e aos animais.

SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS

Nos últimos 100 anos, começaram a ser usados cerca de 100.000 novas substâncias químicas. Elas acabam contaminando o ar, o solo, a água e os alimentos. Relativamente poucas delas foram analisadas quanto ao seu efeito sobre a saúde humana. Mas entre as que foram testadas, um bom número foi considerado carcinogênico ou causador de outras doenças.

Há muitas outras ameaças ao nosso meio ambiente: poluição do ar, esgotos não tratados, chuvas ácidas, escassez de água limpa. As poucas mencionadas acima são suficientes para comprovar que a Terra está bem doente. É possível salvar esse paciente, ou já se trata de um caso perdido?

COMO A TERRA SERÁ SALVA



Apesar das muitas previsões pessimistas relacionadas ao meio ambiente, todos querem que a Terra sobreviva. Afinal é o nosso lar, e esperamos que seja o lar de nossos filhos e netos também. Há algo que possamos fazer para que isso aconteça?

A verdade é que, embora a maioria das pessoas se preocupe com o meio ambiente, muitas não pensam duas vezes antes de jogar o lixo no chão, encher os rios de entulhos ou deixar as luzes acesas sem necessidade. Essas, talvez pareçam ações insignificantes. Porém, se cada um dos bilhões de pessoas na Terra prestasse atenção a como tratar o planeta, o efeito seria cooperar com programas de reciclagem e descartar o lixo de forma apropriada que contribuem para a preservação do meio ambiente. Criar certos hábitos desde já, demonstra quanto nos importamos com a Terra.

Mesmo assim, não podemos controlar os atos da maioria das pessoas ao nosso redor. Será que isso quer dizer que, no final das contas, essa é uma batalha perdida?

Os Humanos são limitados mas o Criador não é. Ele já nos deu uma amostra de Sua extraordinária sabedoria pelas coisas que criou na Terra. Ele sabe fazer, usar e descartar as coisas de forma apropriada. Muitos dos sistemas que Ele criou funcionam automaticamente. Pó exemplo, uma semente germina, a planta cresce e produz frutos. Daí ela morre e todos os seus elementos se decompõem sem poluir – prontos para serem reutilizados. Isso sim é reciclagem sem poluição tóxica!

Se você fosse o Criador permitiria que a Terra se degradasse ate virar um completo depósito de lixo?

Se Deus fez a Terra para se habitada porque a deixou ficar neste estado deplorável?

Deus permitiu que os Humanos tentassem seus próprios tipos de governos. O resultado é o que vemos hoje – um desastre! Já ficou mais do que provado que a humanidade não consegue resolver seus problemas. Não se pode culpar a Deus pelo que aconteceu. O que a Bíblia diz aplica-se a toda a sociedade humana: “Agiram ruidosamente da sua parte, não são seus filhos, o defeito é deles. Geração pervertida e deturpada” – Deuteronômio 32:5

Mesmo assim Deus não fechou os olhos para o processo de destruição em que a Terra se encontra. O Doutor agirá antes que seja tarde demais, antes que a Terra se torne um local inóspito. Pois Ele revelou em Apocalipse 11:18 “As nações ficaram furiosas, e veio teu próprio furor r o tempo designado para arruinar os que arruínam a terra “

A destruição da Terra vai ser detida.

Referências: Revista Despertai 22/11/1008

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

'