Estão em toda parte — pelo menos é o que parece. Astros da música rock, atletas ou modelos famosos e artistas de cinema as exibem sem a menor cerimônia. Muitos adolescentes seguem o mesmo caminho, exibindo orgulhosamente tatuagens no ombro, na mão, na cintura e no tornozelo. Andrew argumenta: “As tatuagens são ‘legais’. Fazer ou não fazer . . . você é quem decide.”
A Enciclopédia Delta Universalexplica: “Tatuagem é a prática de pintar desenhos que permanecem no corpo humano. Faz-se a tatuagem perfurando na pele pequenos e profundos furos que são enchidos com uma substância corante.”
Embora seja difícil obter uma estatística exata, estima-se que 25% dos jovens entre 15 e 25 anos nos Estados Unidos têm uma tatuagem. Sandy explica: “Virou moda.” Por que alguns jovens gostam tanto de tatuagens?
Por que é tão comum?
Alguns acham que com uma tatuagem dá para fazer uma grande declaração de amor. Michelle comenta: “Meu irmão tem o nome de uma garota tatuado no tornozelo.” O problema? “Eles não estão mais namorando.” Segundo a revista Teen, “os médicos calculam que mais de 30% de todas as tatuagens retiradas são de adolescentes que não querem mais o nome do ex-namorado no corpo”.
Outros jovens acham que as tatuagens são obras de arte. Ainda outros as vêem como símbolo de independência. “Eu é que mando na minha vida”, declarou Josie, e acrescentou que fazer uma tatuagem foi ‘a única decisão importante que fez na vida’. A tatuagem permite aos jovens experimentar algo novo — sentir que têm o controle sobre sua aparência. Também serve como símbolo de rebelião ou de estilos de vida alternativos. Algumas tatuagens contêm palavrões e obscenidades ou lemas provocativos.
A maioria dos jovens, no entanto, talvez tenha apenas aderido à moda. Mas só porque todo mundo está fazendo uma, será que você deveria fazer também?
A antiga arte de tatuar
As tatuagens não são de forma alguma algo moderno. Foram encontradas múmias egípcias e líbias, que remontam a centenas de anos antes de Cristo, com tatuagens em seu corpo. Encontraram-se também múmias tatuadas na América do Sul. Muitas das figuras tatuadas estavam diretamente relacionadas com a adoração de deuses pagãos. Segundo o pesquisador Steve Gilbert, “a mais antiga tatuagem de que se tem registro — algo mais do que uma figura abstrata — é a do deus Bes. Na mitologia egípcia, Bes é o deus lascivo das festanças”.
Significativamente, a Lei mosaica proibia o povo de Deus de se tatuar. Levítico 19:28 relata: “Não vos deveis fazer cortes na carne em prol duma alma falecida e não deveis fazer tatuagem
O veto a tatuagens ainda é sério e dá o que pensar, apesar de os cristãos hoje não estarem mais debaixo da Lei mosaica. (Efésios 2:15; Colossenses 2:14, 15) Se você for cristão, certamente não fará marcas no seu corpo— mesmo quetemporárias — que lembrem o paganismo ou a adoração falsa.— 2 Coríntios 6:15-18.
Riscos à saúde
Existem também riscos à saúde que você deve levar
Apesar do caráter permanente das tatuagens, diversos métodos são usados para tentar removê-las: aplicação de laser (feixe de luz), cirurgia (incisão), dermabrasão (lixamento da pele com uma escova de arame), salabrasão (uso de uma solução de sal para embeber a pele) e escarificação (emprega-se uma solução de ácido para criar uma cicatriz no lugar da tatuagem). Todos esses métodos são caros e podem ser dolorosos. “Dói mais a remoção da tatuagem com laser do que a aplicação dela na pele”, comenta a revistaTeen
O que os outros vão pensar?
Você também deve levar em conta como os outros vão reagir caso o vejam com uma tatuagem, pois a reação das pessoas pode ser negativa. (1 Coríntios 10:29-33) Num ímpeto, Li, uma taiwanesa, fez uma tatuagem quando tinha 16 anos. Agora ela tem 21 e trabalha num escritório. “Meus colegas de trabalho ficam olhando para a tatuagem e isso me incomoda”, admite Li. O britânico Theodore Dalrymple, profissional de saúde mental, comenta que para muitas pessoas, as tatuagens “são freqüentemente um sinal visível de que um homem . . . pertence a uma subcultura violenta, cruel, anti-social e considerada criminosa”.
Um artigo na revista American Demographics observou de maneira similar: “É claro que a maioria dos norte-americanos considera perigoso ter algum tipo de decoração corporal. Oitenta e cinco por cento [dos jovens] concordam com a afirmação de que ‘aqueles que têm uma tatuagem visível . . . devem ter em mente que essa forma de auto-expressão provavelmente vai criar obstáculos em sua carreira profissional ou em seus relacionamentos pessoais’. ”
Avalie também se o fato de fazer uma tatuagem vai realçar ou rebaixar sua condição de cristão. Será que isso seria uma ‘causa de tropeço’ para outros? (2 Coríntios 6:3) É verdade que alguns jovens fizeram tatuagens em partes escondidas do corpo e talvez seus pais nem saibam disso. Mas cuidado! Uma ida de emergência ao médico ou o simples fato de ter de tomar banho no colégio pode revelar o seu segredo a todos! É melhor ‘comportar-se honestamente em todas as coisas’ para não ficar decepcionado por coisas tolas.— Hebreus 13:18.
Assim como todos os modismos, com o tempo as tatuagens podem não ser mais tão apreciadas. Na verdade, existe alguma peça de roupa de que você gosta muito — jeans,camisa, vestido ousapatos — que estaria disposto a usar pelo resto da vida? É claro que não! Estilos, modelos e cores mudam. Diferente de uma peça de roupa, a tatuagem não sai facilmente. Além do mais, o que é “legal” para você aos 16 anos pode não ser mais quando tiver 30.
Muitos já se arrependeram de ter feito mudanças permanentes na aparência. “Eu fiz uma tatuagem antes de conhecer a Jeová”, relata Amy. “Tento mantê-la escondida. Quando alguém na congregação a vê por acaso, fico constrangida.” Qual é o ponto, então? É melhor pensar antes de se tatuar. Não tome nenhuma decisão da qual se arrependerá depois.
Publicado na Revista Despertai! de 22 de setembro de 2003
Nenhum comentário:
Postar um comentário