17/06/2010

EXISTE UM CRIADOR?



“Cada casa, naturalmente, é construída por alguém, mas quem construiu todas as coisas é Deus.” — HEBREUS 3:4
VOCÊ concorda com a lógica usada por esse escritor bíblico?

A humanidade já passou por uns 2 mil anos de avanços científicos desde que esse versículo foi escrito. Será que alguém ainda acredita que o planejamento evidente na natureza exige a crença em um Projetista, um Criador — Deus?
Mesmo em países industrializados, muitas pessoas responderiam que sim. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma pesquisa realizada pela revista Newsweek em 2005 constatou que 80% das pessoas ‘acreditam que Deus criou o Universo’. Será que esse modo de pensar se deve a pouca escolaridade? Existem cientistas que acreditam em Deus? O periódico científico Nature relatou em 1997 que quase 40% dos biólogos, físicos e matemáticos entrevistados acreditavam num Deus que não só existe, mas que também ouve orações e responde a elas.

Ainda assim, há outros cientistas que discordam fortemente disso.



A estrutura surpreendentemente hidrodinâmica do peixe-cofre inspirou a idéia para um veículo




Este avião, extremamente versátil nas manobras, imita as asas da gaivota




As patas da lagartixa não ficam sujas, nunca deixam resíduos, aderem a qualquer superfície exceto Teflon, e grudam e desgrudam com pouco esforço. Os pesquisadores estão tentando copiá-las.


QUEM MERECE O CRÉDITO?


A Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço está desenvolvendo um robô de oito pernas que anda como um escorpião, e engenheiros na Finlândia já desenvolveram um trator de seis pernas que consegue passar por cima de obstáculos assim como um inseto gigante faria. Outros pesquisadores idealizaram um tecido com pequenas abas que imita o modo como as pinhas abrem e fecham. Uma montadora de carros está desenvolvendo um veículo que imita a estrutura surpreendentemente hidrodinâmica do peixe-cofre. E outros pesquisadores estão analisando as propriedades amortecedoras das conchas abalone a fim de fabricar coletes de proteção mais leves e mais fortes.

São tantas as boas idéias tiradas da natureza que os pesquisadores organizaram um banco de dados onde já constam milhares de sistemas biológicos diferentes. Conforme diz a revista The Economist, nesse banco de dados os cientistas podem procurar “soluções naturais para os seus problemas de projeto”. Os sistemas naturais registrados ali são conhecidos como “patentes biológicas”. Em geral, quem detém a patente é a pessoa ou a empresa que legalmente registra uma idéia ou máquina nova. Falando sobre esse banco de dados de patentes biológicas, The Economist diz: “Por chamar as invenções biomiméticas de ‘patentes biológicas’, os pesquisadores estão, na verdade, enfatizando que a natureza é quem detém a patente.”

Como foi que a natureza teve todas essas idéias brilhantes? Muitos pesquisadores diriam que esses projetos aparentemente bem planejados, evidentes na natureza, resultaram de milhões de anos de evolução por tentativa e erro. Outros pesquisadores, porém, chegaram a uma conclusão diferente. O microbiólogo Michael Behe escreveu no The New York Times em 2005: “A forte evidência de planejamento [na natureza] permite um argumento simples e convincente: se uma coisa se parece, caminha e grasna como um pato, não havendo fortes indícios que provem o contrário, podemos concluir que é um pato.” Qual foi a conclusão a que ele chegou? “O planejamento não deve ser desconsiderado só porque é tão óbvio.”


Sem dúvida, o engenheiro que cria uma asa de avião mais segura e mais eficiente merece receber o crédito por essa invenção. Da mesma forma, quem inventa uma ligadura (bandagem) mais versátil — ou um tecido mais confortável, ou um veículo motorizado mais eficiente — merece o crédito pelo que criou. Na verdade, um fabricante que copia aquilo que outro inventou e não dá o devido crédito ou reconhecimento ao projetista pode ser encarado como um criminoso.

Sendo assim, você acha lógico que pesquisadores altamente treinados, que imitam de forma rudimentar os sistemas da natureza para resolver difíceis problemas de engenharia, atribuam a engenhosidade da idéia original a uma evolução sem inteligência? Se para fazer uma cópia é preciso um projetista inteligente, que dizer do original? Quem, realmente, merece mais crédito: o artista mestre ou o aprendiz que imita sua técnica?


UMA CONCLUSÃO LÓGICA

Depois de analisar as provas de planejamento na natureza, pessoas de reflexão expressam os sentimentos do salmista, que escreveu: “Quantos são os teus trabalhos, ó Jeová! A todos eles fizeste em sabedoria. A terra está cheia das tuas produções.” (Salmo 104:24) O escritor bíblico Paulo chegou a uma conclusão similar. Ele escreveu: ‘As qualidades invisíveis de Deus são claramente vistas desde a criação do mundo em diante, porque são percebidas por meio das coisas feitas, mesmo seu sempiterno poder e Divindade.’ — Romanos 1:19, 20.


FÉ COM BASE SÓLIDA


A Bíblia tem resistido a críticas e ataques já por séculos. Vez após vez tem se provado que o texto bíblico é verdadeiro. Quando a Bíblia fala sobre História, saúde e ciência, os seus relatos são sempre fidedignos. Os seus conselhos sobre relações humanas são dignos de confiança e sempre atuais. As filosofias e as teorias humanas, assim como a erva verde, germinam e com o tempo murcham, mas a Palavra de Deus “durará por tempo indefinido”. — Isaías 40:8.







Saiba mais: SERÁ QUE A CIÊNCIA CONTRADIZ O RELATO DE GENESIS?








3 comentários:

Marcos A. Rondineli disse...

Olhe, Deus é luz.
A tudo conduz.
A todos seduz.
E ... não é fácil a gente compreender isso.
Então dizem:
O fóton não é matéria, mas pode ser feito de dois férmions, mas não se sabe se se dividirão quando o microscópio quântico for elevado à categoria de profissional.
Então, se fóton é a origem do átomo, o big bang não explodiu, apenas brilhou e do brilho, a matéria se fez.
Também pode.
Mas... que há inteligência, e divina, na matéria, ninguém pode negar.

Roberto Autran Nunes (QI 190) disse...

Eu acredito em Deus.

NeideCosta disse...

Obrigado por postar em meu blog!!

Achar que o mundo não tem um Criador é o mesmo que afirmar que um dicionário é o resultado de uma explosão numa tipografia.

A ciência, dá o crédito para o homem que convence o mundo de uma idéia, não para aquele que a teve primeiro. De quem é o crédito?

ADÃO E EVA ERAM PESSOAS REAIS? O RELATO DE GÊNESIS É CIENTIFICAMENTE CORRETO? Veja, em: http://bit.ly/aJRVL1

Grande abraço.

Related Posts with Thumbnails

'