09/06/2010

ADÃO E EVA ERAM PESSOAS REAIS?



PARA muitas pessoas, o relato de Gênesis sobre Adão e Eva não passa de uma boa história. “Membros das principais religiões cristãs já por muito tempo consideram que os relatos de Gênesis como o de Adão e Eva são histórias simbólicas”, diz uma carta para o editor da revista Time. Muitos eruditos católicos, protestantes e judeus concordam com isso. Alegam que uma boa parte do relato de Gênesis não se harmoniza com a história ou com a ciência.

Qual é a sua opinião? Acredita que Adão e Eva eram pessoas reais? Há alguma prova de que eles realmente existiram? Por outro lado, que implicações há em considerar o relato de Gênesis como apenas um mito?

O RELATO DE GÊNESIS É CIENTIFICAMENTE CORRETO?

Primeiro, vejamos os elementos-chave do relato da criação do primeiro homem. A respeito de Adão, a Bíblia diz: “Jeová Deus passou a formar o homem do pó do solo e a soprar nas suas narinas o fôlego de vida, e o homem veio a ser uma alma vivente.” (Gênesis 2:7) Essa afirmação é cientificamente correta?

O livro Nanomedicine (Nanomedicina) diz que o corpo humano é composto de 41 elementos químicos. Esses elementos básicos — carbono, ferro, oxigênio e outros — estão presentes no “pó” do solo. Assim, como diz Gênesis, os humanos foram realmente feitos “do pó do solo”.

Como esses componentes sem vida se juntaram para formar um ser humano? Para ilustrar a enormidade desse desafio, pense numa das máquinas mais complexas já projetadas: o ônibus espacial da Nasa. Essa maravilha da tecnologia contém o impressionante número de 2,5 milhões de peças. As equipes de engenheiros demoraram anos para projetá-la e montá-la. Agora pense no corpo humano. Ele é formado de 7 octilhões de átomos, 100 trilhões de células, dezenas de órgãos e pelo menos 9 sistemas orgânicos principais.* Como foi que essa máquina biológica de surpreendente complexidade e estrutura fenomenal veio a existir? Por mero acaso ou por projeto inteligente?

Assim como o ônibus espacial foi cuidadosamente projetado, o mesmo se deu com o corpo humano



Além disso, o que faz os humanos viver? De onde vem a centelha da vida? Onde está a nossa consciência. Os cientistas admitem que não sabem. Na verdade, eles nem mesmo concordam entre si sobre como definir a vida. Para aqueles que aceitam a idéia da existência de um Criador, a conclusão é óbvia. Naturalmente, a Fonte da vida é Deus.

Será que dá para acreditar no relato de Gênesis que diz que Eva foi feita da costela de Adão? (Gênesis 2:21-23) Antes de descartar esse relato como sendo mito ou fantasia, veja os seguintes fatos: em janeiro de 2008, cientistas da Califórnia, EUA, criaram o primeiro embrião maduro humano clonado a partir de células adultas da pele. De fato, usando técnicas similares, os cientistas já clonaram pelo menos 20 animais. O mais famoso desses é a ovelha Dolly, que foi clonada em 1996 a partir de uma glândula mamária de uma ovelha adulta.%

Ainda não sabemos os resultados finais dessas experiências. Mas o ponto importante é: se os humanos podem usar material biológico de um organismo para produzir outro do mesmo gênero, será que o Criador todo-poderoso não poderia criar um humano a partir de material biológico pré-existente de outro humano? Um fato interessante é que os cirurgiões usam rotineiramente os ossos da costela em cirurgias de reconstrução por causa de sua capacidade de crescer novamente e se regenerar.

A Bíblia repetidamente apresenta Adão e Eva como pessoas reais e não como personagens fictícios.

A prova mais importante vem de Jesus Cristo, a testemunha mais confiável na Bíblia. Ele confirmou que Adão e Eva existiram. Ao ser questionado a respeito do divórcio, Jesus disse: “Desde o princípio da criação ‘[Deus] os fez macho e fêmea. Por esta razão deixará o homem seu pai e sua mãe, e os dois serão uma só carne’ . . . Portanto, o que Deus pôs sob o mesmo jugo, não o separe o homem.” (Marcos 10:6-9) Será que Jesus usaria uma história inventada para estabelecer um precedente legal irrevogável? Claro que não. Jesus citou Gênesis como um fato.

Veja, por exemplo, uma doutrina bíblica bastante prezada por muitas pessoas religiosas — o resgate. De acordo com esse ensino, Jesus Cristo deu sua vida humana perfeita como resgate para salvar as pessoas de seus pecados. (Mateus 20:28; João 3:16) Como sabemos, um resgate é um pagamento de valor correspondente para resgatar ou comprar de volta algo que foi perdido ou confiscado. É por isso que a Bíblia descreve Jesus “como resgate correspondente”. (1 Timóteo 2:6) Talvez você se pergunte: ‘Correspondente a quê?’ A Bíblia responde: “Assim como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos serão vivificados.” (1 Coríntios 15:22) A vida perfeita que Jesus sacrificou para resgatar a humanidade obediente corresponde à vida perfeita que Adão perdeu em resultado do pecado original no Éden. (Romanos 5:12) Com certeza, se Adão não tivesse existido, o sacrifício resgatador de Cristo não faria nenhum sentido.

Rejeitar ou banalizar o relato de Gênesis sobre Adão e Eva produz um efeito dominó que põe em dúvida praticamente todos os principais ensinos da Bíblia. Esse modo de pensar leva a uma série de perguntas sem resposta e a uma fé sem qualquer base. — Hebreus 11:1.

A VIDA - TEM SENTIDO OU NÃO?

Em nítido contraste com isso, a Bíblia dá respostas satisfatórias às perguntas mais importantes na vida: De onde viemos? Qual o objetivo da vida? Por que existe tanta maldade e sofrimento no mundo? Será que a maldade vai acabar algum dia? E muitas outras. Além disso, a fé no resgate de Cristo nos dá a perspectiva de uma vida eterna em condições paradísicas, como as que existiam no Éden, onde Deus colocou os primeiros humanos, Adão e Eva. (Salmo 37:29; Revelação [Apocalipse] 21:3-5) Que perspectiva maravilhosa!**

Apesar de o relato sobre Adão e Eva não estar em harmonia com a teoria da evolução, ele está em harmonia com o conhecimento científico atual. Além disso, harmoniza-se inteiramente com o resto da Palavra inspirada de Deus, a Bíblia, por meio da qual podemos ter uma vida significativa e com objetivo.

Publicado em A Sentinela de 1º de setembro de 2009
Saiba mais: O QUE A EXISTÊNCIA DE PROJETO NA NATUREZA REVELA?

6 comentários:

beasouza disse...

muito bom o post :)

Anônimo disse...

Nos tempos de Moisés já era sabido que o corpo desaparecia depois de enterrado.Em uma linguagem acessível ao homem de todos os tempos Deus informa apenas que foi feito do pó. Os dias de Gênesis não são dias da ótica humana, mas de Deus. A ciência pode estudar cada dia como uma era de milhões de anos...
Quantos livros seriam necessários para explicar todo o processo de criação?? Gênesis explicou o necessário. O Resto é com a ciência...
Valaci

Eliezer J.Santos disse...

neide,sou seu fã! simplesmente fantástico seu post! acredito que o homem nunca conseguirá provar,de um ponto de vista físico,ao menos satisfatório,a criação da vida e do universo.quando se fala em universo,estamos falando de algo imenso,muito além de nossa capacidade de percepção e entendimento.dadas as proporções de tamanho,somos "bactérias" no universo.pense o seguinte: se as bactérias do seu corpo tivessem capacidade de raciocinar,poderiam elas comprovar satisfatoriamente a existência de um corpo maior da qual elas fazem parte? poderiam elas compreender toda a complexidade dessa descoberta,dada a sua capacidade de raciocínio primitivo? por isso,por sermos como "bactérias" no universo,eu acho que nunca poderemos comprovar tal coisa,não pelo ponto de vista científico,a não ser que a ciência assimile o subjetivo,ou seja,a religião,pois uma completa a outra. a religião ilumina os cantos escuros que a ciência não consegue desvendar.grande abraço e a Paz de Cristo.

emerson silva disse...

boa noite, vou dar minha opnião sobre a biblia, deus criou o homem e mulher é fato,com isso também deus criou muitas outras coisas, exemplo deus, quando foi a ele reverênciado com ofêrenda, de caim e abel, deus por algum motivo, como conhecedor do homem ou talvez por ter o criado, o conhecia muito bem, deus olhou com bons olhos, há oferenda de abel com carinho, por-que ele viu que abel tinha um bom coração, e caim vendo há grande satisfação de deus, com o seu irmão, ficou repleto de inveja, daí surgiu o primeiro assassinato da humanidade, então deus, viu o que caim fez, ele resoveu banilo,então assim com há descedência de caim veio, de tudo que vemos hoje, assassinato roubo prostituição e tudo de mal, essa é na minha humilde opnião, que deus criou tudo que existe no mundo, quem nega isso nega a sua propia existência...

Rogério Alves disse...

Adorei esse post... Nos faz refletir muito sobre o q devemos acreditar...

Neide Costa disse...

Que a força do medo que tenho não me impeça de ver o que anseio.
Que a morte de tudo em que acredito não me tape os ouvidos e a boca,
Porque metade de mim é o que eu grito, a outra metade é silêncio.
Que a música que ouço ao longe seja linda ainda que triste.
Que a pessoa que amo seja pra sempre amada mesmo que distante porque metade de mim é partida, a outra metade é saudade.
Que as palavras que falo não sejam ouvidas como prece nem repetidas com fervor, Apenas respeitadas Como a única coisa que resta a um homem inundado de sentimentos,
Porque metade de mim é o que ouço, a outra metade é o que cala.
Que a minha vontade de ir embora se transforme na calma e paz que mereço.
Que a tensão que me corrói por dentro seja um dia recompensada,
Porque metade de mim é o que penso, a outra metade um vulcão.
Que o medo da solidão se afaste, E o convívio comigo mesmo se torne ao menos suportável. Que o espelho reflita meu rosto num doce sorriso que me lembro ter dado na infância.
Porque metade de mim é a lembrança do que fui, a outra metade não sabe.
Que não seja preciso mais do que uma simples alegria pra me fazer aquietar o espírito.
E que o seu silêncio me fale cada vez mais,
Porque metade de mim é abrigo, a outra metade é cansaço.
Que a arte me aponte uma resposta mesmo que ela mesma não saiba.
E que ninguém a tente complicar, pois é preciso simplicidade pra fazê-la florescer.
Porque metade de mim é platéia a outra metade é canção.
Que a minha loucura seja perdoada porque metade de mim é amor.
E a outra metade também.

Related Posts with Thumbnails

'