07/01/2009

NEGLIGENCIADOS, MALTRATADOS, E IDOSOS


AO FAZER a ronda, o vigia noturno não estava preparado para a cena horripilante que o aguardava. Logo ali, do lado de fora de um conjunto residencial de luxo, ele se deparou com dois corpos sem vida: um casal de idosos que tinha pulado da janela do seu apartamento no oitavo andar. Por mais chocante que tenha sido esse suicídio, o motivo de terem feito isso era ainda mais chocante. Um bilhete encontrado no bolso do marido dizia: “Estamos pondo fim às nossas vidas por causa dos constantes abusos e maus-tratos que sofremos às mãos de nosso filho e de nossa nora.”

Os detalhes desse episódio podem ser incomuns, mas a questão por trás dele é tão comum que se tornou motivo de preocupação. De fato, maltratar idosos é um problema que contaminou praticamente o mundo inteiro. Considere o seguinte:

§ Em certo estudo, 4% dos idosos canadenses relataram ter sido maltratados ou explorados — geralmente por um membro da família. No entanto, muitos idosos sentem-se envergonhados ou temerosos demais para falar sobre essa situação lastimável. O número real pode chegar perto dos 10%, dizem os pesquisadores.

§ “A Índia, por trás de uma fachada de fortes vínculos familiares, está se desmoronando sob um número crescente de idosos rejeitados pelos filhos”, relata a revista India Today.

§ De acordo com as melhores estimativas disponíveis, “de um milhão a dois milhões de americanos com 65 anos ou mais foram feridos, explorados ou, de outra forma, maltratados por alguém de quem dependiam para receber cuidado e proteção”, diz o Centro Nacional contra o Abuso de Idosos. Um promotor público adjunto em San Diego, Califórnia, declara que o abuso de idosos é “uma das questões mais sérias com que se confrontam os órgãos de repressão ao crime hoje em dia”. Ele diz ainda: “Vejo o problema aumentando nos próximos anos.”

§ Em Canterbury, Nova Zelândia, aumenta a preocupação de que os idosos estejam sendo explorados pelos familiares — principalmente pelos parentes que têm problemas com drogas, álcool e jogatina. Em Canterbury, o número registrado de maus-tratos aos idosos aumentou drasticamente de 65, em 2002, para 107, em 2003. O diretor-executivo de uma agência especializada em impedir tais abusos diz que esse número talvez represente apenas a “ponta do iceberg”.

§ A Ordem dos Advogados do Japão advertiu que “os idosos vítimas de maus-tratos precisam receber ainda mais atenção do que as crianças vítimas de abuso ou do que as vítimas de outro tipo de violência doméstica”, noticia o jornal The Japan Times. Por quê? Um dos motivos, diz o Times, é que, “em comparação com o abuso de crianças e de mulheres, os abusos contra idosos tendem a demorar mais a vir à tona, em parte porque os idosos acham que a culpa é deles quando a violência é infligida pelos filhos, e também porque os governos e as autoridades locais, até o momento, não conseguiram lidar com esse problema”.

Essa pequena amostra do que está acontecendo no mundo todo nos faz perguntar: Por que tantos idosos são desprezados e maltratados? Existe alguma esperança de que as coisas vão melhorar? Que consolo há para os idosos?

Deus se preocupa com os idosos

NÃO é de surpreender que o problema dos maus-tratos aos idosos tenha se espalhado tanto hoje em dia. A Bíblia predisse há muito tempo que, durante “os últimos dias” deste sistema ímpio, as pessoas seriam ‘amantes de si mesmas, . . . sem afeição natural’. (2 Timóteo 3:1-3) A palavra grega traduzida “afeição natural” pode incluir o amor que normalmente existe no círculo familiar. Assim como a Bíblia predisse, esse tipo de afeição está visivelmente em falta hoje em dia.

Em nítido contraste com as pessoas que maltratam os idosos, Jeová Deus preza muito os que estão com idade avançada e se preocupa com eles. Veja como a Bíblia mostra isso.

Não é de surpreender que o respeito pelas pessoas de mais idade fosse parte fundamental da Lei que Jeová deu a Israel. Os israelitas receberam a seguinte ordem: “Deves levantar-te diante do cabelo grisalho e tens de mostrar consideração para com a pessoa dum homem idoso, e tens de ter temor de teu Deus. Eu sou Jeová.” (Levítico 19:32) Assim, no antigo Israel, o respeito que a pessoa demonstrava pelos idosos afetava sua própria relação com Jeová Deus. Uma pessoa que maltratasse os idosos não podia dizer que amava a Deus.

Por isso, não basta simplesmente deixarmos de maltratar os idosos. Devemos também mostrar interesse ativo neles, fazendo coisas para seu benefício.

A Bíblia mostra que os problemas da idade avançada não era o que Deus tinha em mente para a humanidade. Foi só depois que nossos primeiros pais, o primeiro homem e a primeira mulher, se rebelaram contra seu Criador que os efeitos debilitantes do envelhecimento se tornaram parte da vida dos humanos. (Gênesis 3:17-19; Romanos 5:12) Isso não continuará para sempre.

Um comentário:

Anônimo disse...

Good post and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Thank you for your information.

Related Posts with Thumbnails

'