20/01/2009

UM FUTURO MELHOR?


O futuro é um assunto que fascina muito as pessoas. Quem de nós não gostaria de saber o que estará fazendo no mês que vem, no ano que vem ou até na próxima década? Indo mais além, como será o mundo daqui a 10, 20 ou 30 anos?


VOCÊ é otimista em relação ao futuro? Milhões de pessoas são. Elas podem ser divididas em dois grupos: as que afirmam ter base sólida para acreditar que as coisas vão melhorar, e as que são otimistas simplesmente porque as opções são negativas demais para serem levadas em conta.

É claro que há algumas pessoas que não vêem nada de bom no horizonte. Entre elas estão os profetas do apocalipse, que parecem ter prazer em anunciar uma destruição apocalíptica do planeta Terra. No seu conceito sobre o futuro haverá poucos sobreviventes, se é que alguém sobreviverá.

Mas como você imagina o futuro? Prevê calamidade e desespero ou paz e segurança? Se o seu conceito é o positivo, em que se baseia sua esperança? Mera ilusão ou provas sólidas?

Para onde este mundo está indo?

OTIMISMO VERSUS REALIDADE

Em setembro de 2000, os Estados membros das Nações Unidas estabeleceram unanimemente uma série de objetivos a serem alcançados em 2015. Alguns deles são:

Reduzir pela metade a proporção das pessoas que vivem com menos de um dólar por dia e das que sofrem por causa da fome.

Garantir que todas as crianças terminem o ensino fundamental.

Eliminar a desigualdade entre os sexos em todos os níveis de educação.

Reduzir em dois terços a taxa de mortalidade entre crianças com menos de cinco anos.

Reduzir em 75% a taxa de mortalidade materna.

Conter e começar a diminuir a disseminação de HIV/Aids e a incidência de outras doenças sérias, como a malária.

Reduzir pela metade a proporção de pessoas que não têm acesso a água potável.

É possível alcançar esses objetivos? Após reavaliar o assunto em 2004, um grupo de autoridades de saúde do mundo inteiro concluiu que o otimismo deve ser equilibrado, tendo em conta que os resultados esperados não refletem a realidade. O prefácio do livro Estado do Mundo 2005 diz: “A pobreza continua a minar o avanço em muitas áreas. Doenças como HIV/Aids estão aumentando, criando bombas-relógio na saúde pública em inúmeros países. Nos últimos cinco anos, cerca de 20 milhões de crianças morreram de doenças veiculadas pela água que poderiam ter sido evitadas, enquanto centenas de milhões de pessoas continuam a conviver diariamente com a aflição e a sujeira associadas à falta de água potável e saneamento básico.”

Um “mapa” para nos orientar

As pessoas não param de especular sobre o futuro, mas às vezes sua perspectiva é mais idealista do que realista. Onde podemos encontrar uma perspectiva confiável do que está à frente?

Considere a seguinte ilustração: Imagine que você está viajando de ônibus num país estrangeiro. Visto que você não conhece bem a região, começa a ficar inquieto. Talvez se pergunte: ‘Exatamente onde eu estou? Esse ônibus está mesmo indo na direção certa? Quanto falta para chegar ao destino?’ Você pode encontrar respostas a essas perguntas por consultar um mapa exato e, olhando pela janela, observar as placas.

A situação é similar para muitos que hoje ficam ansiosos ao pensar no futuro. ‘Em que direção estamos indo?’, se perguntam. ‘Estamos mesmo a caminho da paz global? Se estivermos, quando a alcançaremos?’ A Bíblia é como um mapa que pode nos ajudar a responder a essas perguntas. Podemos saber muito sobre nossa localização e para onde estamos indo por ler a Bíblia cuidadosamente e por olhar pela “janela”, ou seja, observar o que está acontecendo no mundo. Mas primeiro precisamos analisar como nossos problemas começaram.

Quando analisamos a nossa origem e a condição lamentável em que nos encontramos, o futuro pode parecer obscuro. Mas a Bíblia nos garante que Deus não vai permitir que essas condições continuem indefinidamente. Seu propósito original para com a humanidade vai se realizar. (Isaías 55:10, 11) Como podemos ter certeza de que isso ocorrerá em breve?

Provavelmente você concorda que um livro informativo e interessante é de grande valor. A Bíblia é um livro assim. Nele você encontra cativantes historias reais que destacam elevados valores morais. Encontra também ilustrações vívidas de verdades importantes. Um de seus escritores, famoso por sua sabedoria, disse que procurou achar palavras corretas e verdadeiras – Eclesiastes 12:10.

O livro que chamamos de “Bíblia” é, na verdade, uma coleção de 66 livros menores escritos num espaço de mais de 1.500 anos. Moisés escreveu os primeiros cinco livros, começando com Gênesis, e João o apóstolo de Jesus, foi o ultimo escritor bíblico. Ele escreveu um relato da vida de Jesus (O Evangelho de João), além de cartas mais breves e o livro de Apocalipse (ou Revelação), que aparece como último livro na maioria das Bíblias.

Durante os 1.500 anos desde Moisés até João, umas 40 pessoas participaram na escrita da Bíblia. Eram Homens sinceros e devotos, interessados em ajudar outros a aprender sobre o Criador. Ela esclarece também porque existe tanta perversidade no mundo e como será eliminada.

Provavelmente você sabe que muitos desprezam a Bíblia, considerando-a um livro antigo de sabedoria Humana. Contudo, milhões de pessoas estão convictas de que seu verdadeiro Autor é Deus, que Ele guiou os pensamentos de seus escritores.

Como se pode saber se aquilo que os escritores bíblicos escreveram realmente vem de Deus?

Bem, há diversas linhas de evidencia convergentes que podem ser consideradas, uma delas são as predições cumpridas e os achados arqueológicos relacionados. Muitos fizeram isso e concluíram que a Bíblia é mais do que um mero livro Humano e que a sua fonte é sobre-Humana. Ilustremos isso com uma única linha de evidencia. Ao fazermos isso, podemos aprender mais acerca do Criador do Universo, a fonte da vida Humana.


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

'