05/01/2009

É ERRADO TOMAR UMA BEBEDEIRA?



BEBEDEIRA. Alguns a definem simplesmente como beber até se embriagar. Um relatório do Instituto Nacional de Combate ao Abuso do Álcool e ao Alcoolismo (dos EUA) procurou ser mais específico. Dizia que bebedeira (binge drinking, em inglês) é “definida tipicamente como consumo de cinco ou mais drinques seguidos, no caso dos homens, e de quatro ou mais drinques seguidos, no caso das mulheres”.

Os profissionais de saúde nos Estados Unidos consideram a bebedeira “um dos maiores problemas da saúde pública”. Segundo um estudo realizado com alunos do ensino médio na Escócia, na Inglaterra e no País de Gales, “mais de 25% dos jovens de 13 e 14 anos afirmaram ter bebido pelo menos cinco drinques em uma única ocasião”. Cerca de 50% dos entrevistados com 15 e 16 anos disseram já ter feito o mesmo.

Numa pesquisa realizada nos EUA, 2 em cada 5 universitários haviam se envolvido numa bebedeira pelo menos uma vez nas duas semanas que antecederam a entrevista. De acordo com o Departamento de Saúde dos EUA, “cerca de 10,4 milhões de adolescentes de 12 a 20 anos disseram que tomavam bebidas alcoólicas. Desses, 5,1 milhões eram bebedores ocasionais e 2,3 milhões eram inveterados que participavam dessas bebedeiras pelo menos cinco vezes por mês”. Um estudo feito na Austrália revelou que, naquele país, mais moças do que rapazes se envolvem em bebedeiras — consumindo entre 13 e 30 drinques numa única saída!

Muitas dessas bebedeiras ocorrem com o incentivo de outros jovens. A pesquisadora Carol Falkowski declara: “Novos e ousados jogos de embriaguez têm recebido destaque — atividades em grupo com o objetivo de beber até se embriagar. Tomar uma dose de bebida destilada num determinado momento de um programa de TV ou de uma conversa em grupo faz parte desses jogos.”

Os perigos de beber demais

Embora a bebedeira seja considerada um jogo para alguns, é um jogo muitoperigoso! O excesso de álcool diminui a quantidade de oxigênio que chega ao cérebro, podendo interromper funções orgânicas vitais. Os sintomas incluem vômito, inconsciência e respiração lenta e irregular. Em alguns casos, resulta em morte. Cerca de um mês depois de concluir o ensino médio, Kim, uma jovem de 17 anos, foi a uma festa do tipo “beba-quanto-puder”. Ela consumiu 17 drinques antes de desmaiar. Sua irmã mais velha chegou e levou-a para casa. Na manhã seguinte, a mãe de Kim encontrou-a morta.

Beber demais raramente causa a morte imediata, mas ainda assim é uma ameaça à saúde. “O álcool pode prejudicar qualquer órgão em seu corpo”, diz o especialista em saúde mental Jerome Levin. “Os alvos principais do álcool são o sistema nervoso, o fígado e o coração.” Um artigo na revista Discover diz: “Uma nova pesquisa sugere que os alcoólatras jovens estão brincando com o perigo. Visto que o cérebro continua a se desenvolver até depois dos 20 anos, jovens que bebem demais podem perder quantidades significativas da capacidade mental.” O consumo crônico de álcool também está associado com o aumento de acne, rugas prematuras, ganho de peso, danos aos órgãos internos, dependência de álcool e vício de drogas.

Há outros perigos associados com o excesso de bebidas alcoólicas. Se você se embriagar, talvez fique vulnerável a maus-tratos. Pode ser vítima de um ataque físico ou até mesmo de estupro. Ao mesmo tempo, você pode se tornar uma ameaça para os outros, comportando-se de maneira descontrolada. Pode fazer coisas que nunca lhe passariam pela cabeça se estivesse sóbrio. Por isso a Bíblia adverte que, se beber demais, ‘os olhos verão coisas estranhas e o coração falará coisas perversas’. (Provérbios 23:33) As conseqüências ruins incluem amizades desfeitas, baixo rendimento na escola e no trabalho, ficha criminal, além de pobreza.# Provérbios 23:21.

Estatísticas trágicas das bebedeiras

As seguintes estatísticas revelam as tristes conseqüências das bebedeiras entre universitários nos Estados Unidos:

Morte: A cada ano 1.400 universitários entre 18 e 24 anos morrem vítimas de ferimentos desintencionais, incluindo acidentes de carro, devido ao abuso do álcool.

Ferimentos: 500 mil estudantes de 18 a 24 anos acabam se ferindo quando estão sob o efeito do álcool.

Agressão: Mais de 600 mil estudantes entre 18 e 24 anos são agredidos por outros estudantes que estavam bebendo.

Abuso sexual: Mais de 70 mil estudantes entre 18 e 24 anos são vítimas de abuso sexual ou estupro por parte de agressores que estão sob o efeito do álcool.

Source: The U.S. National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism

A pressão para beber

Apesar dos perigos, o álcool recebe muita publicidade e está facilmente disponível em muitos países. Prova disso é a propaganda na TV e nas revistas que tornam as bebidas alcoólicas atraentes. Muitas vezes, porém, os jovens cedem às bebedeiras devido à pressão dos colegas.

Em uma pesquisa de conscientização do consumo de álcool, realizada na Austrália, 36% dos jovens entrevistados disseram que bebiam principalmente para “se enturmar com os colegas”. Na atmosfera caótica de uma festa regada a bebidas alcoólicas, uma pessoa de natureza tímida pode tornar-se o centro das atenções por aceitar o incentivo dos amigos para tomar vários drinques seguidos. A jovem Katie, depois de fazer isso, foi levada para casa em estado de coma. Seu “amigo” havia lhe dado álcool, dizendo: “Vamos, Katie, você já é bem crescida. Está na hora de aprender a beber.”

O desejo de passar momentos agradáveis e se enturmar é tão forte que apesar das evidências convincentes de que as bebedeiras são perigosas, elas continuam populares.

Qual será a sua decisão?

Surgem as perguntas: Qual será a sua decisão sobre beber? Simplesmente acompanhará seus colegas? Lembre-se do que a Bíblia diz em Romanos 6:16: “Não sabeis que, se persistirdes em vos apresentar a alguém como escravos, para lhe obedecer, sois escravos dele, porque lhe obedeceis?” Se permitir que os colegas controlem sua vida, você será apenas mais um escravo deles. A Bíblia exorta-o a pensar por si mesmo. (Provérbios 1:4) Ela dá conselhos que podem ajudá-lo a evitar cometer erros sérios. Considere o que ela diz sobre as bebidas alcoólicas.

Na verdade, a Bíblia não condena as bebidas alcoólicas, nem é contra os jovens se divertirem. Mas adverte contra o abuso do álcool. “O vinho é zombador, a bebida inebriante é turbulenta, e quem se perde por ele não é sábio”, diz Provérbios 20:1. Sim, a bebida alcoólica pode fazer alguém agir de maneira ridícula e perturbadora. É verdade que momentaneamente ela pode dar prazer, mas se você beber demais, ela “morde igual a uma serpente”, deixando-o com inúmeros danos físicos e emocionais. — Provérbios 23:32.

Algo mais a considerar é que em muitos países há uma idade mínima para se tomar bebidas alcoólicas. Finalmente, e o mais importante, leve em consideração o dano espiritual que o excesso de bebidas alcoólicas pode causar. Jeová Deus quer que você o sirva ‘de toda a mente’ — não uma mente danificada de maneira desnecessária pelo abuso do álcool! (Mateus 22:37) A Palavra de Deus condena não apenas “excessos com vinho” mas também “competições no beber”. (1 Pedro 4:3) Envolver-se em bebedeiras, portanto, é contrário à vontade do Criador. Tais excessos podem impedir a pessoa de ter uma relação achegada com Deus.

O que você deve fazer se tiver o costume de participar de bebedeiras? Peça ajuda imediatamente por conversar com seus pais ou com um cristão maduro.% Ore a Jeová e implore sua ajuda. Afinal, ele é “uma ajuda encontrada prontamente durante aflições”. (Salmo 46:1) Participar de bebedeiras e beber sem ter idade para isso muitas vezes acontece devido à pressão dos colegas. Por isso, talvez seja necessário fazer mudanças radicais na sua escolha de amigos e diversões. Não será fácil fazer essas mudanças, mas com a ajuda de Jeová você pode conseguir.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

'