31/10/2008

O que é Gestão do Conhecimento?


*      Confúcio já dizia: “Quando eu escuto, eu esqueço. Quando eu escuto e vejo, me lembro um pouco. Quando eu escuto, vejo, questiono e discuto com mais alguém, eu começo a compreender. Quando eu escuto, vejo, questiono, discuto e faço, eu adquiro conhecimento e habilidades. Quando eu ensino outra pessoa, eu domino o assunto”.

*      Significado do termo conhecimento nas Escrituras hebraicas: Diversas palavras (substantivos) que podem ser traduzidos por “conhecimento” são aparentados com o verbo básico ya-dhá’, que significa “conhecer” [ou saber] (por ser informado), “conhecer (por observar)”, “conhecer (por estar a par ou por experiência pessoal)” ou “ser experiente, perito”. A nuance exata do significado, e muitas vezes a maneira em que cada palavra deve ser traduzida, têm de ser deduzida do contexto.

- Atributos relacionados: Sabedoria, Entendimento, Discernimento, Raciocínio.

Sabedoria é a habilidade de pôr o conhecimento em pratica, ou de usá-lo, sendo a aplicação inteligente do que se aprendeu.

Entendimento (Compreensão) é a habilidade de ver como as partes ou os aspectos de determinada coisa se relacionam entre si.

Discernimento é a compreensão ou entendimento. Quem une o conhecimento com o discernimento controla aquilo que diz e é de espírito frio. (Pr 17: 27)

O Raciocínio corretamente usado, harmonioso com a sabedoria e o conhecimento, guardará a pessoa contra ser enlaçada por engodos imorais (Pr 2:10-12)

*      Conhecer é um processo de compreender e internalizar as informações recebidas, possivelmente combinando-as de forma a gerar mais conhecimento. (Merton 1995)

*      Informações e idéias eram transmitidas de pessoa a pessoa numa variedade de maneiras, nas terras bíblicas da antiguidade.

*      O termo Gestão do Conhecimento surgiu pela primeira vez nos EUA, na década de 80, ligado a pesquisas na área de inteligência artificial.              

 Aprendizado x tecnologia

*      Os estudos mudaram de foco, e no lugar de substituir o cérebro humano pela máquina, os cientistas procuravam formas de auxiliar e estimular a criação, o aprendizado e o compartilhamento do conhecimento.

*      A gestão do conhecimento passou a ser entendida então como uma ação sistemática que transforma bens intelectuais da organização em maior produtividade, novos valores e aumento da competitividade, com a função de apoiar e orientar a melhor forma de capitalizar o conhecimento organizacional.

*      Gerar – Coletar – Assimilar – Aproveitar = aumento de competitividade e inteligência.

Vantagens competitiva

*      Conhecimentos e habilidades dos indivíduos e das equipes;

*      Sistemas físicos: competências acumuladas na construção ou uso dos sistemas de informação, bases de dados, software e equipamentos;

*      Sistemas gerenciais: processos organizados para acumulação e desdobramento de recursos, capacidades, criando canais para que o conhecimento seja acessado;

*      Valores e normas da organização: que ditam a missão, a visão, valores e diretrizes da organização.

*      Elementos brutos, sem significado, desvinculado da realidade.

*      Registros em sua forma primária;

*      É um elemento ou quantidade conhecida que serve de base à resolução de um problema.

*      A menor partícula estruturada que compõe a informação.

Informação:


*      Dados com significado, relevância, contexto e propósito.

*      Conjunto de dados contextualizados que visam fornecer uma solução para determinada situação de decisão.

*      Matéria-prima para o conhecimento.

*      Composição de dados, fornecendo-lhes significado.

Conhecimento:

*      Conhecer é o processo de compreender e internalizar as informações recebidas, possivelmente combinando-as de forma a gerar mais conhecimento”. (Merton apud Gonçalvez, 1995);

*      O conceito de conhecimento complementa o de informação, com valor relevante e de propósito definido. Em um sistema unificado a informação se transforma em novo conhecimento.

*      Conhecimento é a combinação de vários fatores como contexto, interpretação, experiência pessoal, aplicabilidade e processo cognitivo que incrementam uma informação.

*      Discernimento, critério, apreciação, reflexão, síntese.

Tipologia do conhecimento

*      Conhecimento Explícito: é sistemático. De fácil codificação. Pode ser transmitido por meio da linguagem. Facilmente comunicado e compartilhado.

*      Conhecimento Tácito: são os modelos mentais, crenças e perspectivas. É o resultado das experiências passadas, do know-how e dos insights. Pode ser transmitido, principalmente, a partir do exemplo e da convivência, por estar profundamente enraizado na ação.

*      Conhecimento tácito: …Ronaldinho faz gols e jogadas espetaculares, Picasso pintava quadros geniais, Machado de Assis era excepcional na escrita, o superexecutivo brasileiro Carlos Ghosn levou a Nissan ao crescimento, Jimi Hendrix tocava guitarra demais, Michael Jordan era quase imbatível no basquete, Steven Spielberg faz filmes fantásticos… – todos podemos tentar, mas o diferencial é interno!

*      Já o conhecimento explícito está em: …gramáticas, orientações, livros de receitas, enciclopédias, Bíblias, manuais, aulas, e–mails, textos… – todos podemos tentar e o resultado será, na média, eficaz!

Pergunta: Que conhecimentos tácitos e explícitos estão inseridos na ação de dirigir um automóvel ?????

Novo conhecimento, conversão de conhecimento tácito em conhecimento explícito = Conhecimento x competências individuais.

*      Para Sveiby o conhecimento é formado por cinco elementos interdependentes:

         Conhecimento explícito: adquirido pela informação;

         Habilidade: arte de “saber fazer”;

         Experiência: adquirida pela reflexão sobre erros e sucessos passados;

         Julgamento de valor: aquilo que o indivíduo acredita ser certo. É o filtro para o processo de saber de cada um.

         Rede social: relações do indivíduo dentro um ambiente ou cultura.

Gestão da Informação é o suporte para a Gestão do Conhecimento.

*      Gestão do conhecimento busca alavancar as habilidades e experiências das pessoas.

*      Gestão da informação: precoupa-se com as informações, com os sistemas de informação, com a tecnologia.

*      Para a tomada de decisão é necessário: dado, informação, conhecimento, comunicação e tecnologia.

*      A comunicação é fundamental para amenizar distorções na transformação de dados em informação e de informação em conhecimento.

*      “Em uma situação ideal, a gestão do conhecimento deve se apoiar em sistemas inteligentes que serão acionados conforme as necessidades das pessoas e que também terão a capacidade de registrar e relacionar os aprendizados individuais à medida que estes ocorrerem e são aplicados na prática, promovendo um verdadeiro aprendizado coletivo e o desenvolvimento da organização.” (Terra 2003)

Para mim, o mundo é admirável porque é instigante, estupendo, temível, anexo e emblemático; meu empenho é satisfazer você em seus questionamentos sobre a vida, e ajudá-lo a adotar conhecimentos de que está aqui, neste mundo maravilhoso e num curto espaço de tempo de permanência. Na verdade, curtos demais para ter consciência da consolidação e de todos os deslumbramentos que nele existem.    

A fim de chegarmos a uma explicação até certo ponto completa, necessitamos, antes, de uma teoria geral que, além dos fundamentos sociais e culturais da subjetividade, leve em conta também os emblemas das Influências Naturais. NeideCosta 


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