31/10/2008

Energia dinâmica ilimitada em matéria


Coisas visíveis nos céus: estas incluem o Sol e todos os ouros bilhões de estrelas e de matérias que formam o Universo. Será que a Bíblia nos dá uma idéia de como Deus produziu tudo isso do nada? Vejamos, examinando a bíblia à luz da ciência moderna.

No século 18, o cientista Antoine-Laurent Lavoisier estudou o peso da matéria. Ele notou que, depois de uma reação química, o peso do produto igualava ao peso combinado dos ingredientes originais,. Por exemplo, se queimarmos papel em oxigênio, as cinzas e os gases resultantes pesarão o mesmo que o papel e o oxigênio originais. Lavoisier propôs uma lei – ‘ a conservação de massa, ou matéria. Em 1910, a The Encyclopedia Britannica  explicou: “ A matéria não pode ser criada nem destruída”. Isso parecia razoável, pelo menos naquele tempo.

Contudo, a explosão de uma bomba atômica sobre a cidade japonesa de Hiroshima, em 1945, expôs publicamente uma falha na lei de Lavoisier.

Na explosão de uma massa de urânio supercrítica, formam-se diferentes tipos de matéria, mas a sua massa combinada é menor do que a do urânio original. Por que essa perda? Por que parte da massa do urânio é convertida numa assombrosa descarga de energia.


 Meio século de conflitos e mortes.

Não lhe impressiona o fato de que numa retrospectiva da história desde a segunda Guerra Mundial nos venha à lembrança tantas guerras adicionais que semearam a desgraça e o sofrimento para milhões de pessoas e destruíram a vida de outros tantos?

Você que tem suficiente idade para se lembrar ou ler sobre os relatos viu alguma mudança nos costumes e na moral? Milhões aceitaram a “nova moralidade” que supostamente oferece maior liberdade. Mas a que preço?

Por que a ONU, criada em 1945, tem sido incapaz de evitar tantas guerras?

Significa isso que a ONU não tem tentado manter a paz entre as nações?

Tem tentado, sim, mas a um custo elevadíssimo.


Não se faz história no campo de batalha, mas na “relação”. 

Quanto de barulho é necessário para silenciar o campo de guerra?

O silêncio é um deus mudo.

Um deus mudo que mesmo assim descreve:

O AMOR e a PAZ são as leis dos Homens.

Porém: Em nome do amor e da paz,

são versados na IRA e na GUERRA...

Luz para os pacíficos.

Blecaute para os rebeldes.

Deus para os que buscam.


Outros problemas na lei de Lavoisier, sobre a conservação da matéria, surgiram em 1952 com a detonação de um artefato termonuclear (a bomba de hidrogênio). Nessa explosão, os átomos de hidrogênio combinam-se para formar o hélio. A resultante massa do hélio, porém, era menor do que a do hidrogênio original. Uma parte da massa do hidrogênio foi convertida em energia explosiva, uma explosão muito mais devastadora do que a bomba lançada sobre Hiroshima.

Como estas explosões provaram, uma pequena quantidade de matéria representa uma enorme quantidade de energia.

Esse vinculo entre a matéria e a energia explica a potencia do Sol, que garante a enorme vida e o nosso bem-estar.

Que vinculo é esse? Bem, uns 40 anos antes, em 1905, Einsten havia predito uma relação entre matéria e energia.

Muitos conhecem a sua equação E=mc2 (Energia é igual à massa multiplicada pela velocidade da luz ao quadrado).

Depois que Einsten formulou esta relação, outros cientistas puderam explicar como é possível que o Sol continue a brilhar já por bilhões de anos.

No interior do Sol ocorrem contínuas reações termonucleares. Deste modo, a cada segundo, o Sol converte uns 564 milhões de toneladas de hidrogênio em 560 milhões de toneladas de hélio. Assim cerca de 4 milhões de toneladas de matéria são transformada em energia solar, uma fração da qual atinge a terra e sustenta a vida.

Laboratório de Gênesis

É significativo que o processo ao reverso também é possível. “A energia transforma-se em matéria quando partículas subatômicas colidem em altas velocidades e criam novas partículas, mais pesadas”, explica The World Book Encyclopedia.

Os cientistas realizam isso em escala limitada usando máquinas enormes, os chamados aceleradores de partículas, nos quais partículas subatômicas colidem em velocidades fantásticas, criando a matéria. “Estamos reproduzindo um dos milagres do Universo – transformar energia em matéria”. Explica o físico e premio Nobel Dr. Carlos Rubbia.

Eles odeiam admitir, mas ser cientista também é uma profissão de fé. Na física, onde há especulação há uma dose de crença. Duvida? Então pense no maior e mais caro laboratório da história. Ele mesmo: o LHC (grande acelerador de hádrons), um monstro de 3 bilhões de Euros e 27 quilômetros de circunferência enterrado na fronteira da França com a Suíça.

O trabalho dele é acelerar prótons a 1 bilhão de quilômetros por hora e fazer com que eles batam de frente. A energia da pancada é tamanha que a coisa funciona como um mini big-bang (a explosão que deu origem ao Universo). Ou seja: vão “nascer” partículas de todos os tipos, e poderemos encontrar coisas jamais vistas pelo homem lá no meio.

‘É verdade’, alguém talvez diga, ‘mas o que isso tem a ver com o registro da criação que se lê na Bíblia? Bem, a Bíblia não é um livro considerado de ciência, embora tenha-se revelado atualizado e afinado com os fatos científicos. Do começo ao fim a Bíblia aponta para Aquele que criou toda a matéria no Universo, o Cientista de Gênesis. (Revelação ou Apocalipse 4:11). E ela mostra claramente a relação entre energia e matéria.

A variedade de elementos químicos que compõe o nosso planeta pode ter sido produzido diretamente por Deus pela transformação de energia dinâmica ilimitada em matéria, algo que os físicos hoje dizem que é plausível. Ou, como muitos cientistas acreditam, a Terra pode ter sido formada de matéria expelida na explosão de uma supernova. Ou ainda, quem garante se houve, ou não, uma combinação de métodos, destes acima mencionados e de outros métodos, que os cientistas ainda não descobriram? Seja qual for o mecanismo usado, o Criador é a Fonte dinâmica dos elementos que compõem a Terra, incluindo todos os minerais essenciais para nos manter vivos.

Diante do conhecimento deste Gênio de Gênesis, ainda temos muito a aprender. 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

'