27/09/2008

Qual é a origem do universo?

Luzes, câmeras, ação:


Os astronautas emocionam-se ao fotografar o palco da vida, a Terra, que parece enorme quando vista através da janela de uma espaçonave. Mas a Terra é bem pequena em comparação com o sistema solar. Dentro do Sol caberiam um milhão de Terras, e sobraria espaço! Mas, poderiam esses fatos a respeito do Universo ter algo a ver com a nossa vida e seu sentido? Façamos uma breve excursão mental ao espaço, para ver o Sol e a Terra em perspectiva.

O Sol é apenas uma de um número assombroso de estrelas que ficam num dos braços espirais da galáxia Via-Láctea, ela é apenas uma diminuta parte do Universo. A olho nu podem-se ver algumas manchas de luz que, na realidade são outras galáxias, como a bela Adrômeda, maior do que a Via-Láctea. O Universo contém pelo menos 50 bilhões de galáxias, Eu não quis dizer estrelas e, sim que cada qual contém bilhões de strelas semelhantes ao Sol. A Via-láctea, a Andrômeda e mais umas 20 outras galáxias são mantidas juntas pela gravitação num aglomerado, todas elas ocupando apenas um pequeno espaço num vasto superaglomeramento.

O Universo contém inumeras superaglomerados, e isso não é tudo. Os aglomerados não estão espalhados por igual no espaço. Numa escala enorme, eles parecem paredes e filamentos envolvendo gigantescas regiões vazias, ou "bolhas". Isso talves surpreenda a muitos que pensam que o Universo criou a si mesmo numa explosão cósmica causal. Mesmo sem sermos astrônomos profissionais ou amadores, podemos ver que um Universo em expansão teria profundas implicações no nosso passado - e consequentemente com respeito ao nosso futuro pessoal!

Alguma coisa forçosamente desencadeou esse processe - uma força suficientemente poderosa que teve e têm para vencer a imensa gravidade do Universo inteiro. É válido perguntarmos: De que fonte viria uma energia tão poderosa?

5 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom

Anônimo disse...

legal

Anônimo disse...

MAravilha

anand disse...

http://Socionepal.blospot.com is one of the top ranked Nepal travel blog which provides details about Nepal culture, histories of Nepal, trekking in Nepal, natural beauty like mount Everest. it also provides info about trekking routes to different places of Nepal.

Márcio disse...

instigante... seu estilo é bem bacana...
Escrevo sobre o mistério da morte atualmente se quiser conferir http://marciodesouza.blogspot.com

Related Posts with Thumbnails

'