26/09/2008

ANAGLIFOS: Saindo do papel com óculos 3d


Imagem Anaglifo é o nome técnico das imagens tridimencionais que vemos saltar do papel quando usamos um daqueles óculos estranhíssimos com as lentes vermelhas e azuis. Essas imagens também são conhecidas como Imagens 3d.
Mas, espere um momento: o que é exatamente uma imagem 3d?

Hoje em dia o 3d está por toda parte: nesse tutorial, em filmes, jogos, entretenimento, mas vamos voltar aos velhos tempos, quando o homem havia acabado de inventar a fotografia e não se falava em 3d como falamos hoje.
Na verdade, o termo 3d só era utilizado por matemáticos e físicos.

Nessa época um cientista entrou na moda da fotografia e resolveu fazer um experimento muito incomum: ele havia planejado uma forma de transformar uma simples foto em um ambiente tridimensional. Na verdade, ele havia encontrado uma forma de transformar duas fotos bidimensionais em uma única imagem de campo tridimensional, ou seja, uma imagem que fosse possível perceber não só sua altura e sua largura, mas também sua profundidade e volume.

Tudo começou quando o cientista Kepler, em 1611, publicou um artigo explicando o fato do cérebro humano mesclar duas imagens diferentes para conceber a percepção dos 3 eixos do campo tridimensional: largura, altura e profundidade, o famoso X,Y, Z da computação gráfica.

Nossos olhos não olham para frente, como muitos pensam, e sim em uma diferença de eixos que nos proporciona duas visões diferentes de um mesmo plano. Ou seja, nosso olho direito está um pouco inclinado para esquerda, enquanto o nosso olho esquerdo está inclinado para a nossa direita.

Quando nosso cérebro analisa essas duas imagens distintas, ele procura um ponto em comum entre elas. Encontrando-o, ele define o seu ponto zero, fundindo as duas imagens e criando assim o que percebemos por perto e distante.

Em 1849, baseando-se nesta teoria, o cientista e fotógrafo escocês David Brewster idealizou o estereoscópio com lentes. Surgiu a nova moda do século XVIII: as câmeras fotográficas. No auge da revolução industrial, foram produzidas 250.000 unidades, virando o grande passatempo da época. Infelizmente, observar as fotos e ter a sensação do espaço tridimensional não era uma tarefa fácil. Havia pessoas que levavam anos para conseguir se desligar do papel e enganar seu cérebro com a visão das fotografias. Ainda hoje, poucos são os que conseguem treinar seus olhos para imagens tridimensionais ou estereogramas, mas a tecnologia da terceira dimensão não parou, e logo inventaram os óculos Vermelho e Azul - O Anaglifo.

O segredo dessa técnica não estava nas fotografias, que eram as mesmas da técnica do estereograma, mas nas lentes dos óculos que as pessoas tinham que usar para ter a sensação da tridimensionalidade.

O Gênio de Gênesis já havia usado a técnica de 3d quando fez o Homem e os animais. Baseado nas obras da Criação, as técnicas de imageamento como a ressonância magnética funcional e a tomografia por emissão de prótons permitem examinar a atividade e as interações de vastas áreas do cérebro, e essas técnicas não evasivas podem ser usadas em humanos para descobrir que áreas do cérebro são ativadas em atividades mentais complexas. Além dos estudos fisiológicos, temos a relativamente nova área dos modelos neurais computadorizados, que trabalha com populações ou redes de neurônios virtuais para descobrir como elas se organizam em resposta a vários estímulos e restrições, também é possível monitorar simultaneamente as atividades de cem ou mais neurônios e fazer isso em animais não anestesiados que executam tarefas perceptuais e mentais simples.Todas essas abordagens, aliadas a conceitos que não estavam disponíveis às gerações que nos antecederam, agora se combinam e faz da busca dos correlatos neurais da consciência a mais fundamental e empolgante aventura da neurociência no nosso tempo.

CURIOSIDADES

- A visão do peixe-mandarim é bem desenvolvida, acima da média dos outros peixes que seus olhos são capazes de identificar até as cores do ambiente.

- O peixe-boi tem olhos pequenos mais enxerga bem, sendo capaz de reconhecer cores.

- Os tubarões possuem uma grossa membrana – membrana nictitante, que fecha protegendo seus olhos na hora do ataque a outros animais.

- As cobras da espécie arboreal geralmente têm a visão melhor do que a espécie terrestre. Apesar da visão das cobras não ser particularmente notória, não impede a detecção de movimento. Para além dos olhos, algumas serpentes (crotalíneos e pítons), têm receptores infravermelhos sensíveis em sulcos profundos entre a narina e os olhos que lhes permitem "ver" o calor emitido pelos corpos.

- Os morcegos possuem uma boa visão que se complementa com a ecolocalização que é a emissão de ondas ultra-sônicas.

- Os roedores têm visão bicromática, ou seja, enxergam apenas a luz na faixa verde e azul do espectro.

- Os animais noturnos enxergam muito bem à noite e possuem olhos geralmente grandes. Têm hipersensibilidade à luz do sol.

- As aves de rapina possuem um poder de visão bem acima da média dos outros animais podendo enxergar a quilômetros de distância como se estivessem a poucos metros.

2 comentários:

Anônimo disse...

intiresno muito, obrigado

Rocio disse...

Que os fatos mais interessantes, isso é algo que deve ser levado em conta, a verdade é um grande achado, talvez um dia desses eu decidir e conseguir comprar oculos online

Related Posts with Thumbnails

'