27/09/2008

O que a teoria da evolução revelou?

FAZ quase 150 anos que Charles Darwin apresentou o conceito de que a seleção natural explica a complexidade e a diversidade da vida. Ele acreditava que a seleção natural explicava a complexidade da vida e como as formas de vida se desenvolveram, mas não explicou como a vida começou, ou que sentido ela tem para Nós.

Diversos cientistas com sólidas credenciais apresentam um contra-argumento — conhecido como planejamento inteligente — afirmando que a existência de projeto na criação é firmemente apoiada pela biologia, pela matemática e pelo bom senso, pois o mesmo nunca levou em conta a subjetividade do Ser humano, ou seja: sua própria consciência de Ser, que se diferencia das outras espécies.

Aceitar o mero acaso, e a subseqüente evolução, como a causa da existência do nosso Universo e da vida na Terra, realmente seria abandonar qualquer tentativa de obter uma explicação significativa. Mas as questões-chave giram em torno de por que começou? De onde viemos? O que somos? Para onde vamos? Isso afeta até mesmo pessoas criadas num meio em que se acredita num Criador.

Por outro lado, aceitar que um Criador inteligente está por trás do que vemos ao nosso redor pode nos levar a investigar a natureza e a aplicação de Sua Inteligência manifestada no Universo físico.

Se considerarmos a nós mesmos como resultado de projeto, para que finalidade fomos projetados? Qual é o objetivo da nossa vida? A ciência em si não pode dar respostas satisfatórias a essas perguntas.

É PROVÁVEL que você já tenha ouvido falar do pintor e escultor italiano Michelangelo. Embora talvez nunca tenha visto o original de nenhuma de suas obras-primas, com certeza concorda com o historiador de arte que chamou esse gênio italiano de “artista maravilhoso e incomparável”. Não se pode negar o talento de Michelangelo. Poderia alguém admirar a sua arte sem reconhecê-lo como notável artista?

De modo similar, aceitar a existência de um Projetista não nos deve desestimular a pesquisar os detalhes e a complexidade de Seus projetos e criações.

Projeto e bom senso

Você acha possível existir projeto sem projetista?
Tudo o que é criado (transformado) pelo Homem, necessariamente passou primeiramente pela elaboração de um projeto mental, para ser materializado ou creditado como energia.
A crença num Projetista é compatível com a ciência verdadeira.
Michelangelo

“A natureza proporciona,
o Homem transforma
e o tecnológico altera”.

É possível entender, porém, que não adianta tentar fugir da questão sobre a existência de um projetista.
Como poderia ser completa a explicação a respeito da evidência de projeto no Universo e na própria vida se a existência e a identidade do projetista fossem encobertas ou nem mesmo consideradas?
Será que aceitar a existência de um projetista sobre-humano impediria o progresso científico e intelectual?
Deve-se admitir a existência de um projetista inteligente apenas quando nenhuma outra explicação é apresentada?
E faz mesmo sentido deduzir que se existe projeto existe projetista?
A vida surgiu por mero acaso ou por meio de forças cegas?
Você é mero fruto do acaso? Ou é produto de um projeto elaborado por produtores macho e fêmea?
Apesar da ampla popularidade da teoria da evolução, muitas pessoas inteligentes, incluindo cientistas, estão convencidas da existência de um Criador inteligente.

Admire o projeto

Agora pense na estonteante complexidade e diversidade de vida que existe na Terra. Apropriadamente, o jornal The New York Times citou as seguintes palavras de um professor de ciências biológicas: “As evidências físicas da existência de projeto são visíveis em aspectos da biologia.” Ele acrescentou: “Os indícios de que por trás da vida existe projeto nos deixam perplexos.” Será que é intelectualmente honesto admirar um projeto sem reconhecer a existência do projetista?
Por acaso a ciência já sabe lhe dizer onde está a sua consciência de ser, um Ser Humano?

Um comentário:

Alexandrino, L.V. disse...

parabéns pelo blog mamãe..
estás contribuindo muito para o aceleramento das ocasionais mudanças no ato de perceber o mundo e a vida como ela é!!

obs: ano que vem Darwin comemorará o seu Bicentenário ano de nascimento...

comemoração o qual será necessária para que novas teorias hajam de surgir sobre a real origem das espécies..afinal...200 anos..já está quase retardando...

bjos!!

Related Posts with Thumbnails

'