12/02/2009

A TERRA IDEAL PARA NÓS


ACASO OU PLANEJAMENTO?


Como explicar a conjunção de múltiplos fatores que tornam a vida na Terra não apenas possível, mas também agradável? Parece haver apenas duas alternativas. A primeira é que todas essas realidades resultaram do mero acaso. A segunda é que existe algum objetivo inteligente por trás disso.


Há milhares de anos, as Escrituras Sagradas declararam que o nosso Universo fora concebido e feito por um Criador — o Deus Todo-Poderoso. Se for assim, isso significa que as condições existentes no nosso sistema solar são produto, não do acaso, mas de um projeto intencional. O Criador nos deixou um relatório, por assim dizer, dos passos que ele deu para tornar possível a vida na Terra. Talvez se surpreenda de saber que os eventos na história do Universo descritos nesse relatório, embora ele tenha sido feito uns 3.500 anos atrás, correspondem basicamente ao que os cientistas acreditam que deve ter ocorrido. Esse relatório está no livro bíblico de Gênesis. Veja o que ele diz.


O RELATO DE GENESIS SOBRE A CRIAÇÃO


“No princípio Deus criou os céus e a terra.” (Gênesis 1:1) Essas palavras iniciais da Bíblia se referem à criação de nosso sistema solar, incluindo o nosso planeta, bem como à criação das estrelas nos bilhões de galáxias que compõem o Universo. Segundo a Bíblia, houve tempo em que a superfície da Terra estava “sem forma e vazia”. Não havia continentes nem solo produtivo. Mas as palavras seguintes destacam o que, de acordo com os cientistas, é o requisito vital para um planeta poder sustentar a vida: a abundância de água. O espírito de Deus “movia-se por cima da superfície das águas”. — (Gênesis 1:2.)


Para que a água de superfície permaneça líquida, o planeta tem de estar na distância exata de seu sol. “Marte é frio demais, Vênus é quente demais; a Terra está no ponto ideal”, explica o cientista planetário Andrew Ingersoll. Além disso, para que a vegetação cresça, é preciso haver luz suficiente. É significativo que, segundo o relato bíblico, durante um período criativo anterior, Deus tenha feito com que a luz do Sol penetrasse nas escuras nuvens de vapor de água que envolviam o oceano como “faixas” ao redor de um bebê. — Jô 38:4,9; Gênesis 1:3-5.


Nos versículos seguintes de Gênesis, lemos que o Criador produziu o que a Bíblia chama de “expansão”. (Gênesis 1:6-8) Ela é composta de gases que formam a atmosfera da Terra.


A seguir, a Bíblia explica que Deus mudou a superfície sem forma da Terra para criar o solo seco. (Gênesis 1:9,10) Pelo visto, ele fez com que a crosta da Terra envergasse e se movesse. Com isso, talvez se tenham formado profundas depressões e continentes emergiram do oceano. — Salmo 104:6-8.


Num período não especificado no passado da Terra, Deus criou algas microscópicas nos oceanos. Usando energia solar, esses organismos unicelulares que se auto-reproduzem passaram a converter dióxido de carbono em alimentos, ao mesmo tempo em que liberavam oxigênio na atmosfera. Esse processo maravilhoso foi acelerado durante um terceiro período criativo pela criação de vegetação que, por fim, cobriu o solo. Com isso aumentou a quantidade de oxigênio na atmosfera, possibilitando que homens e animais sustentassem a vida pela respiração. — Gênesis 1:11,12.


A fim de tornar produtivo o solo, o Criador produziu uma variedade de microorganismos para viverem nele. (Jeremias 51:15) Essas criaturas minúsculas decompõem a matéria morta, reciclando elementos que as plantas utilizam para crescer. Tipos especiais de bactérias de solo capturam nitrogênio do ar e disponibilizam esse elemento vital para o crescimento das plantas. Um punhado de solo fértil pode conter espantosos seis bilhões de microorganismos!


Gênesis 1:14-19 descreve a formação do Sol, da Lua e das estrelas num quarto período criativo. À primeira vista, isso talvez pareça contradizer a explicação bíblica já mencionada. Lembre-se, porém, que Moisés, o escritor de Gênesis, fez o relato da criação do ponto de vista de um observador terrestre que estivesse presente na ocasião. Evidentemente, o Sol, a Lua e as estrelas se tornaram visíveis através da atmosfera da Terra nesse período.


No relato de Gênesis, o surgimento de criaturas marinhas foi no quinto período criativo, e o dos animais terrestres e do homem, no sexto período. — Gênesis 1:20-31..


“Se eu, como geólogo, tivesse de explicar concisamente nossas idéias modernas sobre a origem da Terra e o desenvolvimento da vida sobre ela a um povo simples, pastoril, tal como o das tribos a quem foi dirigido o Livro de Gênesis, dificilmente poderia fazê-lo melhor do que seguir bem de perto grande parte da linguagem do primeiro capítulo de Gênesis.” -- Geólogo Wallace Pratt

A TERRA FOI FEITA PARA TERMOS PRAZER EM VIVER NELA


Não lhe parece que a vida na Terra, que surgiu conforme descrito no relato de Gênesis, foi feita para ser usufruída com prazer? Já acordou alguma vez num dia ensolarado, respirou o ar fresco e sentiu-se feliz de estar vivo? Talvez tenha caminhado por um jardim e se deliciado com a beleza e o perfume das flores, ou apanhado algumas frutas saborosas num pomar. Tais prazeres seriam impossíveis sem: (1) a abundância de água na Terra, (2) a quantidade certa de calor e de luz do Sol, (3) a atmosfera com sua mistura correta de gases e (4) o solo fértil.


Todos esses fatores — ausentes em Marte, em Vênus e em outros planetas vizinhos — não são fruto do mero acaso. Eles foram ajustados com precisão para tornar prazerosa a vida na Terra, a Bíblia diz também que o Criador projetou o nosso belo planeta para durar eternamente.

NÃO acha surpreendente que os fatores que os cientistas acreditam ser essenciais à vida em qualquer planeta sejam ou mencionados, ou claramente subentendidos no primeiro capítulo da Bíblia? Quais são esses fatores?


Para a manutenção da vida, é preciso existir uma grande quantidade de água, conforme mencionado em Gênesis 1:2. A temperatura tem de estar no grau certo para que a água no planeta permaneça líquida. Isso só acontece se o planeta estiver na distância exata de seu sol. O relato de Gênesis repetidas vezes traz à atenção o Sol e seu efeito sobre a Terra.


A fim de que seja habitado por humanos, o planeta precisa de uma atmosfera com uma mistura específica de gases. Esse aspecto vital é mencionado em Gênesis 1:6-8. O crescimento da vegetação, descrito em Gênesis 1:11,12, contribui para o farto suprimento de oxigênio disponível. Um planeta que possa sustentar uma ampla variedade de vida animal precisa ter continentes de terra seca e produtiva, conforme descrito em Gênesis 1:9-12. Por fim, para que haja um clima moderado, o planeta tem de estar inclinado no ângulo certo e ser sustentado no lugar — no caso da Terra, uma função realizada em parte pela força gravitacional da Lua. Gênesis 1:14,16 fala da existência desse satélite e de alguns de seus benefícios.


Como foi possível ao antigo escritor Moisés, sem a ajuda da ciência moderna, nos trazer à atenção tais fatores? Será que ele estava simplesmente à frente de seu tempo em reconhecer a importância deles? A explicação é que Moisés foi inspirado pelo Criador dos céus e da Terra. Isso é notável em vista da exatidão científica do relato de Gênesis.

Saiba mais:
OS DESASTRES NATURAIS ESTÃO MAIS FREQUENTES?
AQUECIMENTO GLOBAL -- A TERRA ESTÁ EM PERIGO?

20 comentários:

MJFortuna disse...

Neide, fiquei feliz ao descobrir seu blog. Estou em meio a um estudo de Cabala, e é sempre bom encontrar pessoas interessadas pelo assunto.
Vou colocar seu blog em Favoritos e, de vez enquando vou dar uma espiadinha
Um grande abraço
Maria J Fortuna

Anônimo disse...

exelente esplanação, gostei muito mesmo e vou me dar a liberdade de linkar o seu blog. depois olhe no meu blog eu escrevi algo parecido...

Deus abençoe..pazzzzz

Anônimo disse...

My brother recommended I would possibly like this website.
He used to be totally right. This post actually made my day.
You can not believe just how a lot time I had spent for this info!
Thank you!
Feel free to surf my web-site ; naked teens

Anônimo disse...

I always spent my half an hour to read this webpage's content daily along with a cup of coffee.
my webpage :: crazyteenpics.com

Anônimo disse...

Heya i'm for the first time here. I found this board and I find It truly useful & it helped me out a lot. I hope to give something back and aid others like you helped me.
Stop by my webpage ... teen porn

Anônimo disse...

Hello there! This is my 1st comment here so I just wanted to give a
quick shout out and tell you I truly enjoy reading your blog posts.
Can you recommend any other blogs/websites/forums that go over
the same subjects? Appreciate it!
My web blog - Naked Girlfriend

Anônimo disse...

That is a really good tip especially to those fresh to the
blogosphere. Short but very precise info… Many thanks for sharing this
one. A must read post!
Here is my homepage : amateur girls

Anônimo disse...

Excellent beat ! I would like to apprentice while you amend your site, how can i subscribe for a blog site?
The account helped me a acceptable deal. I had been tiny bit acquainted of this
your broadcast offered bright clear idea
Here is my homepage : porn tube

Anônimo disse...

It is in reality a great and useful piece of information. I am glad that you simply shared this
helpful information with us. Please stay us informed like this.

Thank you for sharing.
Also visit my web site ... Lia 19

Anônimo disse...

I'm truly enjoying the design and layout of your site. It's a very easy on the eyes which makes it much more pleasant for me to come here
and visit more often. Did you hire out a designer to create your theme?
Superb work!
My blog post :: free teen porn

Anônimo disse...

Malaysia & Singapore & brunei best internet blogshop for wholesale & supply korean add-ons,
earrings, earstuds, locket, rings, trinket, bracelet &
hair add-ons. Promotion 35 % wholesale markdown. Ship Worldwide
My blog local tradesman

Anônimo disse...

whoah this blog is wonderful i like studying your posts.
Stay up the great work! You know, many individuals are hunting round for this information, you could help them greatly.
Also visit my site ; click through the up coming article

Anônimo disse...

I'm really enjoying the design and layout of your site. It's a very easy
on the eyes which makes it much more pleasant for me to come here and visit more often.
Did you hire out a developer to create your theme?
Superb work!
My page - great summer vacation

Anônimo disse...

For most recent news you have to pay a visit world-wide-web and on world-wide-web I found this site as a finest web site for hottest
updates.

Here is my web page ... Vintage Moebel Karlsruhe

Anônimo disse...

I want to to thank you for this excellent read!! I certainly enjoyed every little bit
of it. I have got you saved as a favorite to check out new stuff you post…

Feel free to visit my site - teenpornpost.com

Anônimo disse...

I am extremely inspired with your writing skills as neatly as with the layout for your weblog.

Is that this a paid subject matter or did you modify it your
self? Either way stay up the excellent high quality writing,
it is uncommon to peer a nice weblog like this
one nowadays..

Here is my webpage xxx-Fuck.net

Anônimo disse...

Attractive section of content. I just stumbled upon your weblog and in accession capital to assert that I acquire
actually enjoyed account your blog posts. Anyway I will be subscribing to your
feeds and even I achievement you access consistently fast.



My website :: http://www.Babesflick.Com

Anônimo disse...

Can I simply just say what a relief to find an individual
who actually understands what they're discussing on the internet. You definitely understand how to bring a problem to light and make it important. More people ought to read this and understand this side of the story. I was surprised that you aren't
more popular because you definitely have the gift.

Feel free to visit my website; Www.Hentaidestination.Com

Anônimo disse...

Fantastic beat ! I would like to apprentice while you amend your website, how could i subscribe
for a blog site? The account helped me a acceptable deal.
I had been tiny bit acquainted of this your broadcast provided bright
clear idea

Look into my webpage :: Free Sex

Anônimo disse...

Tremendous things here. I am very satisfied to look your article. Thank you a lot and I am taking a look forward to contact you. Will you kindly drop me a e-mail? Entertaiment and relax in สล็อ

Related Posts with Thumbnails

'