17/06/2010

EXISTE UM CRIADOR?



“Cada casa, naturalmente, é construída por alguém, mas quem construiu todas as coisas é Deus.” — HEBREUS 3:4
VOCÊ concorda com a lógica usada por esse escritor bíblico?

A humanidade já passou por uns 2 mil anos de avanços científicos desde que esse versículo foi escrito. Será que alguém ainda acredita que o planejamento evidente na natureza exige a crença em um Projetista, um Criador — Deus?
Mesmo em países industrializados, muitas pessoas responderiam que sim. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma pesquisa realizada pela revista Newsweek em 2005 constatou que 80% das pessoas ‘acreditam que Deus criou o Universo’. Será que esse modo de pensar se deve a pouca escolaridade? Existem cientistas que acreditam em Deus? O periódico científico Nature relatou em 1997 que quase 40% dos biólogos, físicos e matemáticos entrevistados acreditavam num Deus que não só existe, mas que também ouve orações e responde a elas.

Ainda assim, há outros cientistas que discordam fortemente disso.



A estrutura surpreendentemente hidrodinâmica do peixe-cofre inspirou a idéia para um veículo




Este avião, extremamente versátil nas manobras, imita as asas da gaivota




As patas da lagartixa não ficam sujas, nunca deixam resíduos, aderem a qualquer superfície exceto Teflon, e grudam e desgrudam com pouco esforço. Os pesquisadores estão tentando copiá-las.


QUEM MERECE O CRÉDITO?


A Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço está desenvolvendo um robô de oito pernas que anda como um escorpião, e engenheiros na Finlândia já desenvolveram um trator de seis pernas que consegue passar por cima de obstáculos assim como um inseto gigante faria. Outros pesquisadores idealizaram um tecido com pequenas abas que imita o modo como as pinhas abrem e fecham. Uma montadora de carros está desenvolvendo um veículo que imita a estrutura surpreendentemente hidrodinâmica do peixe-cofre. E outros pesquisadores estão analisando as propriedades amortecedoras das conchas abalone a fim de fabricar coletes de proteção mais leves e mais fortes.

São tantas as boas idéias tiradas da natureza que os pesquisadores organizaram um banco de dados onde já constam milhares de sistemas biológicos diferentes. Conforme diz a revista The Economist, nesse banco de dados os cientistas podem procurar “soluções naturais para os seus problemas de projeto”. Os sistemas naturais registrados ali são conhecidos como “patentes biológicas”. Em geral, quem detém a patente é a pessoa ou a empresa que legalmente registra uma idéia ou máquina nova. Falando sobre esse banco de dados de patentes biológicas, The Economist diz: “Por chamar as invenções biomiméticas de ‘patentes biológicas’, os pesquisadores estão, na verdade, enfatizando que a natureza é quem detém a patente.”

Como foi que a natureza teve todas essas idéias brilhantes? Muitos pesquisadores diriam que esses projetos aparentemente bem planejados, evidentes na natureza, resultaram de milhões de anos de evolução por tentativa e erro. Outros pesquisadores, porém, chegaram a uma conclusão diferente. O microbiólogo Michael Behe escreveu no The New York Times em 2005: “A forte evidência de planejamento [na natureza] permite um argumento simples e convincente: se uma coisa se parece, caminha e grasna como um pato, não havendo fortes indícios que provem o contrário, podemos concluir que é um pato.” Qual foi a conclusão a que ele chegou? “O planejamento não deve ser desconsiderado só porque é tão óbvio.”


Sem dúvida, o engenheiro que cria uma asa de avião mais segura e mais eficiente merece receber o crédito por essa invenção. Da mesma forma, quem inventa uma ligadura (bandagem) mais versátil — ou um tecido mais confortável, ou um veículo motorizado mais eficiente — merece o crédito pelo que criou. Na verdade, um fabricante que copia aquilo que outro inventou e não dá o devido crédito ou reconhecimento ao projetista pode ser encarado como um criminoso.

Sendo assim, você acha lógico que pesquisadores altamente treinados, que imitam de forma rudimentar os sistemas da natureza para resolver difíceis problemas de engenharia, atribuam a engenhosidade da idéia original a uma evolução sem inteligência? Se para fazer uma cópia é preciso um projetista inteligente, que dizer do original? Quem, realmente, merece mais crédito: o artista mestre ou o aprendiz que imita sua técnica?


UMA CONCLUSÃO LÓGICA

Depois de analisar as provas de planejamento na natureza, pessoas de reflexão expressam os sentimentos do salmista, que escreveu: “Quantos são os teus trabalhos, ó Jeová! A todos eles fizeste em sabedoria. A terra está cheia das tuas produções.” (Salmo 104:24) O escritor bíblico Paulo chegou a uma conclusão similar. Ele escreveu: ‘As qualidades invisíveis de Deus são claramente vistas desde a criação do mundo em diante, porque são percebidas por meio das coisas feitas, mesmo seu sempiterno poder e Divindade.’ — Romanos 1:19, 20.


FÉ COM BASE SÓLIDA


A Bíblia tem resistido a críticas e ataques já por séculos. Vez após vez tem se provado que o texto bíblico é verdadeiro. Quando a Bíblia fala sobre História, saúde e ciência, os seus relatos são sempre fidedignos. Os seus conselhos sobre relações humanas são dignos de confiança e sempre atuais. As filosofias e as teorias humanas, assim como a erva verde, germinam e com o tempo murcham, mas a Palavra de Deus “durará por tempo indefinido”. — Isaías 40:8.







Saiba mais: SERÁ QUE A CIÊNCIA CONTRADIZ O RELATO DE GENESIS?








14/06/2010

DISTÚRBIO BIPOLAR - TRANSTORNOS DO HUMOR



Regina tinha crises de melancolia desde os 14 anos. Mas aos 16 ela começou a sentir algo diferente: uma estranha sensação de euforia e aumento incomum de energia. Os pensamentos se aceleravam, falava coisas sem nexo, tinha insônia e achava que os amigos estavam tentando tirar vantagem dela. Depois começou a dizer que conseguia mudar a cor dos objetos quando e como quisesse. A essa altura a mãe de Regina percebeu que a filha precisava de tratamento e a levou ao hospital. Após fazer um monitoramento minucioso das flutuações de humor de Regina, os médicos finalmente chegaram a um diagnóstico: Regina sofria de distúrbio bipolar. Também chamado de distúrbio maníaco depressivo. Alguns dos sintomas podem estar relacionados com esquizofrenia, uso de drogas ou mesmo com as transições normais da adolescência. Somente uma avaliação extensiva feita por um especialista poderá estabelecer o diagnóstico da doença. Os efeitos dessas doenças podem ser devastadores.

Os transtornos do humor são assustadoramente comuns. Só para citar um exemplo, calcula-se que mais de 330 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão grave, condição caracterizada por tristeza devastadora e perda de prazer em realizar as atividades diárias. Estima-se que em 20 anos, depois das doenças cardiovasculares, a depressão será a moléstia que atingirá o maior número de pessoas. Não é de admirar que, entre as doenças mentais, a depressão seja considerada ‘tão comum quanto um resfriado’.

Em anos recentes, o distúrbio bipolar tem recebido maior atenção do público. Os sintomas dessa doença incluem flutuações drásticas de humor, que oscilam entre a depressão e a mania (euforia exagerada). “Na fase depressiva”, “a pessoa pode ter pensamentos suicidas recorrentes. Na fase maníaca, ela pode perder totalmente o senso crítico e não enxergar o dano causado pelas suas ações.”

DEPRESSÃO – TRISTEZA DEVASTADORA

A maioria de nós já nos sentimos tristes. Mas em geral o humor melhora em questão de horas ou dias. A depressão clínica, porém, é muito mais grave. Em que sentido? Quem não tem depressão sabe que as flutuações de humor são passageiras, Mas o indivíduo deprimido tem altos e baixos e alternâncias freqüentes de humor, como se estivesse num trem desgovernado, sem saber direito como ou quando — ou se — vai descer dele.

Existem diversos tipos de depressão clínica. Algumas pessoas, por exemplo, sofrem do que é chamado de distúrbio afetivo sazonal, que se manifesta numa época específica do ano — geralmente no inverno. “Embora o distúrbio afetivo sazonal tenha sido associado principalmente a dias sombrios de inverno, em alguns casos tem a ver com ambientes de trabalho escuros, dias nublados ou problemas de vista.”

Qual é a causa da depressão clínica? Não se sabe ao certo. Em alguns casos, fatores genéticos podem estar envolvidos. Contudo, na maioria das vezes, as experiências pelas quais a pessoa passa na vida parecem exercer grande influência.



SINTOMAS DE DEPRESSÃO PROFUNDA



 Humor deprimido na maior parte do dia, quase todos os dias, por pelo menos duas semanas
 Perda de interesse em atividades que antes davam prazer
 Perda ou aumento significativo de peso
 Dormir demais ou, ao contrário, sofrer de insônia
 Rapidez ou vagarosidade fora do normal no desempenho de atividades motoras
 Fadiga excessiva, sem causa discernível
 Sentimentos de inutilidade e/ou de culpa sem fundamento
 Diminuição na capacidade de concentração
 Pensamentos recorrentes de suicídio

Alguns desses sintomas podem também indicar distimia — uma forma de depressão branda, porém mais crônica
* A lista acima se destina a fornecer uma visão geral e não servir como base para autodiagnóstico. Também, alguns dos sintomas podem ser indicativos de outras doenças além da depressão.

A depressão clínica sem dúvida é um problema difícil. Mas quando é acompanhada por períodos de euforia, a doença é chamada de distúrbio bipolar. “A única coisa previsível a respeito do distúrbio bipolar é que ele é imprevisível”,

O que causa o distúrbio bipolar? O componente genético é mais determinante do que na depressão. “De acordo com alguns estudos científicos”, diz a Associação Médica Americana.


Diferentemente da depressão, o distúrbio bipolar parece afetar homens e mulheres na mesma proporção. Na maioria dos casos, a doença se manifesta no início da fase adulta, mas pode acometer adolescentes e até crianças. No entanto, mesmo para os especialistas, não é nada fácil analisar os sintomas e chegar a um diagnóstico correto. “O distúrbio bipolar é o camaleão dos transtornos psiquiátricos. Os sintomas variam de um paciente para outro, e o mesmo paciente pode apresentar sintomas diferentes a cada episódio”

Quando há um desequilíbrio bioquímico, é possível que haja necessidade de medicação. Em outros casos, talvez se recomende um programa de aconselhamento para ajudar a pessoa a aprender a lidar com a situação. Às vezes, a combinação dos dois métodos produz bons resultados. O importante é procurar ajuda.

Muitas vezes a pessoa fica assustada e tem vergonha de dizer que tem a doença. Mas é muito pior quando suspeita que tenha o problema e não procura a ajuda de que tanto precisa.

Publicado em Despertai! de 8 de janeiro de 2004

Saiba mais: VOCÊ PODE ENCONTRAR A VERDADEIRA FELICIDADE.

09/06/2010

ADÃO E EVA ERAM PESSOAS REAIS?



PARA muitas pessoas, o relato de Gênesis sobre Adão e Eva não passa de uma boa história. “Membros das principais religiões cristãs já por muito tempo consideram que os relatos de Gênesis como o de Adão e Eva são histórias simbólicas”, diz uma carta para o editor da revista Time. Muitos eruditos católicos, protestantes e judeus concordam com isso. Alegam que uma boa parte do relato de Gênesis não se harmoniza com a história ou com a ciência.

Qual é a sua opinião? Acredita que Adão e Eva eram pessoas reais? Há alguma prova de que eles realmente existiram? Por outro lado, que implicações há em considerar o relato de Gênesis como apenas um mito?

O RELATO DE GÊNESIS É CIENTIFICAMENTE CORRETO?

Primeiro, vejamos os elementos-chave do relato da criação do primeiro homem. A respeito de Adão, a Bíblia diz: “Jeová Deus passou a formar o homem do pó do solo e a soprar nas suas narinas o fôlego de vida, e o homem veio a ser uma alma vivente.” (Gênesis 2:7) Essa afirmação é cientificamente correta?

O livro Nanomedicine (Nanomedicina) diz que o corpo humano é composto de 41 elementos químicos. Esses elementos básicos — carbono, ferro, oxigênio e outros — estão presentes no “pó” do solo. Assim, como diz Gênesis, os humanos foram realmente feitos “do pó do solo”.

Como esses componentes sem vida se juntaram para formar um ser humano? Para ilustrar a enormidade desse desafio, pense numa das máquinas mais complexas já projetadas: o ônibus espacial da Nasa. Essa maravilha da tecnologia contém o impressionante número de 2,5 milhões de peças. As equipes de engenheiros demoraram anos para projetá-la e montá-la. Agora pense no corpo humano. Ele é formado de 7 octilhões de átomos, 100 trilhões de células, dezenas de órgãos e pelo menos 9 sistemas orgânicos principais.* Como foi que essa máquina biológica de surpreendente complexidade e estrutura fenomenal veio a existir? Por mero acaso ou por projeto inteligente?

Assim como o ônibus espacial foi cuidadosamente projetado, o mesmo se deu com o corpo humano



Além disso, o que faz os humanos viver? De onde vem a centelha da vida? Onde está a nossa consciência. Os cientistas admitem que não sabem. Na verdade, eles nem mesmo concordam entre si sobre como definir a vida. Para aqueles que aceitam a idéia da existência de um Criador, a conclusão é óbvia. Naturalmente, a Fonte da vida é Deus.

Será que dá para acreditar no relato de Gênesis que diz que Eva foi feita da costela de Adão? (Gênesis 2:21-23) Antes de descartar esse relato como sendo mito ou fantasia, veja os seguintes fatos: em janeiro de 2008, cientistas da Califórnia, EUA, criaram o primeiro embrião maduro humano clonado a partir de células adultas da pele. De fato, usando técnicas similares, os cientistas já clonaram pelo menos 20 animais. O mais famoso desses é a ovelha Dolly, que foi clonada em 1996 a partir de uma glândula mamária de uma ovelha adulta.%

Ainda não sabemos os resultados finais dessas experiências. Mas o ponto importante é: se os humanos podem usar material biológico de um organismo para produzir outro do mesmo gênero, será que o Criador todo-poderoso não poderia criar um humano a partir de material biológico pré-existente de outro humano? Um fato interessante é que os cirurgiões usam rotineiramente os ossos da costela em cirurgias de reconstrução por causa de sua capacidade de crescer novamente e se regenerar.

A Bíblia repetidamente apresenta Adão e Eva como pessoas reais e não como personagens fictícios.

A prova mais importante vem de Jesus Cristo, a testemunha mais confiável na Bíblia. Ele confirmou que Adão e Eva existiram. Ao ser questionado a respeito do divórcio, Jesus disse: “Desde o princípio da criação ‘[Deus] os fez macho e fêmea. Por esta razão deixará o homem seu pai e sua mãe, e os dois serão uma só carne’ . . . Portanto, o que Deus pôs sob o mesmo jugo, não o separe o homem.” (Marcos 10:6-9) Será que Jesus usaria uma história inventada para estabelecer um precedente legal irrevogável? Claro que não. Jesus citou Gênesis como um fato.

Veja, por exemplo, uma doutrina bíblica bastante prezada por muitas pessoas religiosas — o resgate. De acordo com esse ensino, Jesus Cristo deu sua vida humana perfeita como resgate para salvar as pessoas de seus pecados. (Mateus 20:28; João 3:16) Como sabemos, um resgate é um pagamento de valor correspondente para resgatar ou comprar de volta algo que foi perdido ou confiscado. É por isso que a Bíblia descreve Jesus “como resgate correspondente”. (1 Timóteo 2:6) Talvez você se pergunte: ‘Correspondente a quê?’ A Bíblia responde: “Assim como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos serão vivificados.” (1 Coríntios 15:22) A vida perfeita que Jesus sacrificou para resgatar a humanidade obediente corresponde à vida perfeita que Adão perdeu em resultado do pecado original no Éden. (Romanos 5:12) Com certeza, se Adão não tivesse existido, o sacrifício resgatador de Cristo não faria nenhum sentido.

Rejeitar ou banalizar o relato de Gênesis sobre Adão e Eva produz um efeito dominó que põe em dúvida praticamente todos os principais ensinos da Bíblia. Esse modo de pensar leva a uma série de perguntas sem resposta e a uma fé sem qualquer base. — Hebreus 11:1.

A VIDA - TEM SENTIDO OU NÃO?

Em nítido contraste com isso, a Bíblia dá respostas satisfatórias às perguntas mais importantes na vida: De onde viemos? Qual o objetivo da vida? Por que existe tanta maldade e sofrimento no mundo? Será que a maldade vai acabar algum dia? E muitas outras. Além disso, a fé no resgate de Cristo nos dá a perspectiva de uma vida eterna em condições paradísicas, como as que existiam no Éden, onde Deus colocou os primeiros humanos, Adão e Eva. (Salmo 37:29; Revelação [Apocalipse] 21:3-5) Que perspectiva maravilhosa!**

Apesar de o relato sobre Adão e Eva não estar em harmonia com a teoria da evolução, ele está em harmonia com o conhecimento científico atual. Além disso, harmoniza-se inteiramente com o resto da Palavra inspirada de Deus, a Bíblia, por meio da qual podemos ter uma vida significativa e com objetivo.

Publicado em A Sentinela de 1º de setembro de 2009
Saiba mais: O QUE A EXISTÊNCIA DE PROJETO NA NATUREZA REVELA?

Related Posts with Thumbnails

'