29/09/2008

O QUE É O AMOR?



Estou de acordo com  Rajneesh, quando expõe o Amor, como: “O profundo desejo de ser uno com o todo, o profundo desejo de dissolver o Eu, o você, em uma unidade. O Amor é isso, porque estamos separados da nossa própria origem; devido a essa separação, surge o desejo de voltar para o Todo, de se tornar um com o Todo.
Se você arrancar uma árvore para fora de seu solo, se você a desenraizar, a árvore sentirá um grande desejo de voltar a estar enraizada no solo, porque esta era sua verdadeira vida. Agora ela está morrendo. separada a árvore não pode continuar a existir como árvore. Ela tem que existir na terra, com a terra, através da terra. Isso é o Amor. (Todas as plantas possuem um geotropismo, positivo ou negativo em relação ao solo). 
Seu ego se tornou uma barreira entre você e sua terra, o Todo. O homem está sufocando, ele não consegue respirar, perdeu suas raízes. Ele já não é nutrido. O Amor é um desejo de nutrição; o Amor é um enraizar-se na existência.

E o fenômeno se torna mais fácil se você cair no pólo oposto – é por isso que o homem é atraído para a mulher e a mulher é atraída para o homem. O homem pode encontrar sua terra através da mulher, ele pode voltar a ficar com os pés no chão através da mulher, e a mulher pode por os pés no chão através do homem. Eles são opostos complementares. O homem sozinho é metade, numa necessidade desesperada de ser inteiro. A mulher sozinha é metade. Quando essas duas metades se encontram e se misturam e se fundem, pela primeira vez, nos sentimos enraizados com os pés no chão. Uma grande alegria surge no ser.

Não é somente na mulher que você se enraíza: é através da mulher que você se enraíza em Deus. 
A mulher é simplesmente uma porta, o homem é simplesmente uma porta. O homem e a mulher são portas para Deus. O desejo de Amor é o desejo de Deus. Você pode entender isso, ou pode não entender, mas o desejo de Amor realmente prova a existência de Deus. Não existe nenhuma outra porta. Porque o homem ama, Deus é. Porque o homem não pode viver sem Amor, Deus é.
 A ânsia de amar simplesmente diz que sozinhos nós sofremos e morremos. Juntos nós crescemos, somos nutridos, realizados, preenchidos.

Você pergunta: O que é o Amor? 
Por que tenho tanto Medo do Amor?
É por esta razão também que a pessoa tem Medo do Amor – porque no momento em que você entra na mulher você perde seu ego, e a mulher entra no homem e perde seu ego.

Agora isto precisa ser entendido: você pode estar enraizado no Todo somente se perder a si mesmo; não há outra maneira. 
Você é atraído em direção ao Todo por estar se sentindo desnutrido, e então quando chega o momento de desaparecer no Todo, você começa a sentir muito Medo.
Um grande Medo surge porque você está perdendo a si mesmo. 
Você recua. 
Este é o dilema. 
Todo o ser humano tem que encarar isso, passar por isso, entender e transcender isso.     

Você precisa entender que ambas as coisas estão surgindo da mesma coisa. Você sente que seria lindo desaparecer – nenhuma preocupação, nenhuma ansiedade, nenhuma responsabilidade. Você se tornará parte do Todo, como as árvores e as estrelas. A simples idéia é fantástica! Ela abre portas, portas misteriosas para dentro de seu ser; ela dá nascimento à poesia. Ela é romântica. Mas quando você realmente mergulhar nisso, surge o Medo de que: “Eu vou desaparecer, e quem sabe o que vai acontecer depois.”

É como um rio alcançando o deserto, ouvindo o sussurrar do deserto... O rio hesita, quer ir além do deserto, quer ir à busca do oceano; sente que existe um desejo e existe um sentimento sutil, uma certeza e uma convicção de que “meu destino é ir além!” Nenhuma razão visível pode ser apontada, mas existe uma convicção interior de que “Eu não terminarei aqui. Tenho que continuar procurando por algo maior.”Alguma coisa lá no fundo diz: “Tente, tente energicamente! E transcenda esse deserto.”
E então o deserto diz: “Ouça-me: o único jeito é evaporar-se, entregar-se, entregando-se aos ventos. Eles o levarão. Eles o levarão além do deserto.” O rio quer ir além do deserto, mas a dúvida é muito natural: “Qual é a prova, a garantia de que os ventos permitirão que eu volte a ser um rio? E quem sabe? Como poderia confiar que, uma vez que eu tenha me rendido ao vento, ele permitirá que eu volte a me separar?” Este é o Medo do Amor.

Você sabe, está convencido de que sem Amor não há felicidade, sem Amor não há vida, sem Amor você permanece faminto por algo desconhecido, permanece insatisfeito, vazio. Você é oco, nada tem; você é apenas um recipiente sem conteúdo. Você sente o vácuo, o vazio e o tormento disso. E você está convencido de que existem meios capazes de preenchê-lo. 

Mas quando você se aproxima do Amor surge um grande Medo, surge a dúvida: se você relaxar, se realmente mergulhar nele, será capaz de voltar novamente? Será capaz de proteger sua identidade, sua personalidade? Vale a pena correr este risco? E a mente decide não correr o risco, porque pelo menos você é subnutrido, mal alimentado, faminto, miserável – mas pelo menos você é. 
Desaparecendo em algum Amor, quem sabe? 
Você irá desaparecer, e qual é a garantia de que haverá felicidade, haverá beatitude, haverá Deus?
É o mesmo Medo que uma semente experimente quando começa a morrer no solo. Isso é morte, e a semente é incapaz de conceber que haverá vida surgindo desta morte.
Ame a vida porque a vida é uma coisa que muda. 
É um fluxo, a cada momento. 
Quando você entrou neste blog, você era uma pessoa; quando deixar este você não será a mesma pessoa. Você apenas parecerá ser o mesmo.
 
Representamos o mundo, criamos e a transformamos, sucessivamente. Porém lembre-se: você não pode pisar no mesmo rio duas vezes – ele sempre será um rio, no entanto nunca será o mesmo. 

CURRICULUM VITAE

1. DADOS PESSOAIS:

Nome: Neide Costa
Data de Nascimento: 22/07/58
Local de Nascimento: Meleiro – SC
Filiação Pai: Afonso Bento Costa
Mãe: Verônica Costa (in memórian)
Endereço: Rua Roberto Zumblick - 1040 - Cidade: Tubarão – SC – Cep: 887004.400
Telefones: (48) Cel: 96411121
e-mail: neide-costa@hotmail.com / neidecosta9@gmail.com
Blog (temas científicos) : www.gene1genesis.blogspot.com

2. FORMAÇÃO:
Superior: Psicologia
Faculdade: UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina
Local: Araranguá - SC

3. EXPECIALIZAÇÕES:
3.1 Naturopatia Aplicada
Escola / Local: UNESC – Criciúma – SC
Duração: 1 ano.
3.2 Acupuntura Constitucional e Sistêmica
Escola / Local: CIEP – Santo Amaro – Florianópolis – SC
Duração: 2 anos.
3.3 Oligoterapia e Física Quântica
Escola / Local: – Nutrafarma – Curitiba – PR
Duração: 2 anos.
3.4 Curso Avançado de Iridologia
Escola / Local: UNESC – Criciúma – SC
Duração: 1 ano

4. PESQUISAS CIENTÍFICAS E TRABALHOS
APRESENTADOS E/OU PUBLICADOS:
4.1 Psicologia Evolutiva
1978 – Colégio Estadual de Araranguá – SC
4.2 Mais Vida ao ouvinte
2005 – 1 ano de programa na Rádio Amiga de Araranguá
4.3 Mais Vida ao leitor
2005 – 1 ano de matéria no jornal Sem Censura de Araranguá
4.4 Equilíbrio Corpo e Mente
2006 – UNISUL – Araranguá – SC
4.5 Contribuições da Acupuntura; Filosofia; Física Quântica e Medicina Psicossomática, para a Psicologia/Enfermagem
2007 – UNISUL – Araranguá – SC
4.6 Contribuições da Acupuntura para a Psicologia, com enfoque nas Emoções “Ira” e “Medo”
2007 – UNISUL – Araranguá – SC
4.7 ** CARACTERES POSICIONADOS À PUBLICAÇÃO:
** Livro: Eu Nós e o Tempo...
“Entrando no que já estava dentro”
**Artigo: Consolidação das Crenças Centrais na
Terapia Cognitiva Comportamental

5. CONFERÊNCIAS, CONVENÇÕES & WORKSHOP’S...
*IVª Congresso de Medicina Natural - 32hs - Balneário Camboruiú;
*Nutrologia na Patologia Gastrintestinal – 16hs - Instituto de Medicina e Psiquiatria Ortomolecular - Rio de Janeiro RJ;
*Biorressonância em Medicina Ortomolecular e Mineralograma, 20hs Florianópolis;
*Terapia Ortomolecular – 20hs – São Paulo SP;
*Nutrição Funcional – 12hs –m Porto Alegre RS:
*Terapia Ocupacional e o Paciente Hemiplégico - 18hs – Núcleo AMA – Niterói RJ;
*Terapia Ortomolecular – 20hs – São Paulo SP;
*Iª Jornada Catarinense de Plantas Medicinais - 32hs – UNESC
*IIª Jornada Catarinense de Plantas Medicinais - 32hs - UNESC
*IIIª Simpósio de Auriculoterapia - 16hs – São Paulo SP;
*Código de Ética da Categoria dos Terapeutas Holísticos – 16hs – São Paulo;
*Praticas em Acupuntura e Adequação de Material - 20hs – São Paulo;
*Reflexologia e Auriculoterapia - 20hs - São Paulo SP;
*Terapia Corporal – 20hs – São Paulo SP;
*Mulheres e seus Hormônios – 16hs –São Paulo SP;
*Imunoterapia Ativada – 16hs – Porto Alegre RS;
*Nutraceuticos – 16hs – Rio de Janeiro RJ;
*Hipnose – 32hs – UNISUL – Tubarão SC;
*Física Quântica – 16hs – UNISUL – Tubarão SC;
*Cromoterapia Clínica – 16hs – São Paulo SP;
*Solis Agaricus e o Câncer – 12hs – Porto Alegre RS;
*Exercícios de Ativação Para Idosos em Grupo - 20hs – Joinvile SC;
*Gestão do Capital Humano – 92hs – UNISUL – Araranguá SC;
*Relações Humanas e Atendimento ao Cliente 8hs - Tubarão
*Fitoterapia e Manipulação de Ervas – 40hs - UNISUL
*Iridosomatologia – 16hs – Porto Alegre RS;
*Iº Congresso de Iridologia – 24hs – Criciúma SC;
*Semana Temática de Psicologia – 20hs – UNISUL – 2002;
-Neuropsicologia;
-Psicologia e Compromisso Social;
-Psicologia do Excepcional;
-Psi – CRIARTE – Psicologia através da Arte;
-Psicologia Jurídica;
*Semana Temática de Psicologia – 24hs – UNISUL - 2003;
-Relação Mente e Corpo;
-Psicologia e Hipnose;
-Avaliação Psicológica da Dor;
-Visão Empreendedora do Profissional;
-Mercado de Trabalho e Especialidades em Psicologia;
*Semana Temática de Psicologia – 20hs - UNISUL – 2004;
-Psicologia do Esporte;
-Síndrome do Pânico;
-Teoria e Intervenção na Psiquiatria e na Psicologia Clínica;
-Corpo e Mente – Em Busca da Saúde;
*Semana Temática de Psicologia – 32hs - UNISUL – 2005;
1º Fórum - Confraria do Ser;
-Infidelidade – Visão Antropológica e Psicológica;
-Serial Killer – Louco ou Cruel?;
-Acupuntura – Equilíbrio Mente e Cérebro;
-Holismo – Novos Rumos - Novos Paradigmas;
*Oficina de Prevenção das DST/HIV/AIDS – 24hs – Tubarão - UNISUL e UNESCO
*IIº Encontro Catarinense de Novas Universidades - 03hs – UNES
*Tensão Pré-menstrual: Mitos e Fatos – 03hs - UNISUL;
*Iª Jornada Lócus de Psicodrama – 12hs - Da Ação a Pesquisa – Florianópolis SC;
*Papel Social dos Conselhos de Fiscalização Profissional - 4hs - UNISUL
*Primeiros socorros – 83hs – UNISUL – Araranguá SC.

6. ESTÁGIOS REALIZADOS:
6.1 Escola Estadual de Araranguá – SC
Magistério – de 1° a 4° série - 1977 – Durante 3 anos.
6.2 Hospital Oásis Paranaense – Curitiba – PR
Práticas naturais - 2000 – Carga horária: 180hs
6.3 CIEP – Santo Amaro – Florianópolis SC
Acupuntura constitucional sistêmica - 2000 – 96 hs
6.4 Escola Básica Castro Alves – Araranguá – SC
2004 – Carga horária: 60 hs
6.5 Faculdade de Ciências da Saúde de Joinvile – SC
Terapia Ocupacional - 2005 – Carga horária: 40 hs
6.6 Hospital Regional de Araranguá – Araranguá – SC
Setor: Maternidade - 2005 – Carga horária: 60 hs
6.7 Centro de Atenção Psicossocial - CAPS – Araranguá -SC
2005 / 2006 – Carga horária: 180 hs
6.8 Rede de Atenção Básica – Saúde da Família – PSF – Araranguá -SC - 2000 / 2008 – 180 hs

7. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:
7.1 APAE e Colégio Estadual de Araranguá – SC
Cargo ocupado: Professora pré-escolar
Período: 1977 – 1980
7.2 Costa & Alexandrino Ltda. Tubarão – SC
Ramo de atividade: Distribuidora de bebidas
Cargo ocupado: Gerente administrativo
Nº de subordinados: 40 funcionários
Período: 1985 - 1995
7.3 Distribuidora Como Kizer Ltda. Tubarão – SC
Ramo: Loja e atacadista de utilidades domésticas
N° de subordinados: 35 funcionários
Cargo ocupado: Diretora administrativa
Período: 1995 - 1998
7.4 Esquina do sol Ltda. Tubarão – SC
Ramo de atividade: Restaurante
N° de subordinados: 15 funcionários
Cargo ocupado: Diretora administrativa
Período: 1998 - 2000
7.5 Centro de Terapias Vibraar – saúde intuitiva
Endereço: Araranguá – SC
Ramo de atividade: Psicoterapia
Cargo ocupado: Psicóloga & Coaching Holística

8. QUALIFICAÇÕES PROFISSIONAL:
• Planejamento, criação e seleção de pesquisas;
• Atendimento, satisfação e sugestões aos clientes;
• Visões Críticas, Analítica e colocações de forma Global;
• Espírito Empreendedor; Motivação Pessoal e Cultura Organizacional;
• Habilidade de Comunicação e Negociação;
• Capacidade de Lidar com o intangível;
• Criatividade e Versatilidade;
• Liderança de trabalhos em grupo;
• Ética, Flexibilidade e Profissionalismo.

9. REFERÊNCIAS PESSOAIS E/OU PROFISSIONAIS:
9.1 Elder José Gonçalves – CRP – 12/01348
Professor: da UNISUL e FEBAV
Fones: Res: (48) 35260593 – cel: 88341091
e-mail: edi_primeiro@hotmail.com
9.2 Moramei Espindula de Moraes – CRP – 12/01348
Professora: Universitária, Psicóloga Perita Avaliadora do Trânsito, Especialista em Saúde Coletiva e Doutoranda em Educação pela Universidade de Jaén - Espanha.
Fones: Res: (48) 35271649 – cel: 99951212
e-mail: moramei@hotmail.com

VIBRAAR – saúde intuitiva

MISSÃO:
O Centro de Terapias Vibraar – saúde intuitiva busca inovar com qualidade em suas funções e serviços, para contribuir com o desenvolvimento regional sustentável.

VISÃO:
Efetivação enquanto prestadora, com referência reconhecida pela qualidade de suas ações e resultados por seus serviços prestados.

VALORES:
- Promover saúde à comunidade;
- Respeito ao Ser Humano e ao meio ambiente;
- Qualidade em suas ações;
- Solidariedade e conduta ética;
- Permanente valorização e desenvolvimento do patrimônio Humano;
- Busca permanente do aprimoramento dos serviços e atendimento.

OBJETIVO GERAL:
Promover qualidade de vida individual e grupal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Prestar serviços e orientações terapêuticas em todos os níveis;
- Atender a comunidade de forma individual e/ou grupal;
- Realizar Palestras e apresentações: sobre conhecimentos científicos no processo evolutivo do Ser Humano, conferências instigadoras das Mudanças, e de caráter preventivo.


COACHING E MENTORING HOLÍSTICO:

COACHING: É um diálogo individual, face a face, em que o coach auxilia a pessoa a entender e conscientizar-se de seus pontos fortes e seus pontos fracos e a comprometer-se para melhorar seu desempenho. Coaching é uma relação de parceria que desenvolve o potencial das pessoas e maximiza seu desempenho. É ajudar as pessoas a aprenderem ao invés de ensinar algo a elas. É, portanto, preparar pessoas transmitindo conhecimentos, habilidades e técnicas, instrumentalizando-as para sua plena utilização e aplicação de ser Coaching.

COACHING NÃO É:
- Avaliação de desempenho;
- Um processo disciplinar;
- Dar respostas e soluções;
- Apenas uma técnica...

COACHING É:
- ACONSELHAMENTO - auxiliar a pessoa a melhorar sua conscientização e mudar pontos de vista; ajudando-o formar uma imagem da organização, do seu projeto, dos seus produtos e evolução da estrutura organizacional
- MONITORIA - orientar em assuntos relacionados ao planejamento de carreira, à cultura e a política organizacional da empresa, ao networking, etc.;
- ENSINAMENTO - instruir para melhorar a especialização; tornando mais eficaz o conhecimento do meio envolvente;
- CONFRONTAÇÃO - analisar deficiência de desempenho para ajudar a melhorá-lo.

ASPECTOS POSITIVOS DO COACHING:
- Ampliação perspectiva de aprendizagem;
- Melhoria nos relacionamentos;
- Foco mais bem definido;
- Leva em conta a individualidade;
- Resultado em curto prazo;
- Apoio à readaptação;
- Relação de discrição;
- Exclusividade;
- Redução de resistências;
- Comprometimento, agilidade, liderança, engajamento, flexibilidade, trabalho em equipe, aprendizado, hierarquia permanente e ética.

Assim como muitas pessoas optam por um personal trainer para ajudá-los a obter uma boa forma física; mais e mais gestores estão procurando um personal coach para ajudá-los a conseguir mais em sua carreira.

Neide Costa
Psicóloga & Coaching Holístico

27/09/2008

DNA - No ceu e na Terra?

O que está em cima assemelha-se ao que está embaixo.


Astrônomos descobrem nebulosa com forma de DNA na Via Láctea,
como se fosse a dupla hélice do DNA.

Ninguém viu nada assim antes no cosmos.
A maioria das nebulosas é como conglomerados de poeira e gás sem forma definida, o que estamos vendo indica um alto grau de ordenamento, disse Mark Morris, da Universidade da Califórnia,
em Los Angeles.

A descoberta da nebulosa torcida, que tem
um comprimento de 80 anos-luz, no centro da Via Láctea,
foi publicada na revista científica Nature.

A nebulosa está relativamente próxima do buraco negro,
a apenas 300 anos-luz de distância.
A Terra está a mais de 25 mil anos luz desse mesmo buraco.
Referência: Artigo da Yahoo e da Universidade Today

O que está embaixo assemelha-se ao que está em cima.

Para James Watson, ganhador do premio Nobel, e, de acordo com seus relatos em seu livro: DNA e o segredo da vida, e para os biólogos moleculares,
a compreensão dos processos genéticos subjacentes à vida, precisa ser enquadrada num contexto maior, o sistema como um todo – o genoma.
Os cientistas pretendem agora decifrar as redes de proteínas existentes nos tecidos e células. No entanto as proteínas são muito mais complexas que os genes.

A seqüência de cerca de 3 bilhões de códigos ou pares da base de DNA, estão presentes em cada um de nossos sucessos e em cada história de fracasso,
em maior e em menor grau.
Estão envolvidos em todas as causas de mortalidade.
James Watson cita como exceção, os casos de acidentes.

Para os cientistas biomoleculares o genoma possui a chave da humanidade.

“Porém se dissermos a alguém aqui está à chave da casa que você ganhou, a princípio esta pessoa terá que saber sua localização geográfica e identificar a internalização do concreto representativo, na psique de sua subjetividade, acompanhado por muitos outros fatores envolvidos, como: tempo, distância, variabilidades, limites, continuidades, volume, azimute (duração), latitude (elevação), profundidade, cálculos, incidência de luz,
signos, símbolos e outros.
Todos estes fatores externos, juntamente com outros, e com os já internalizados, também serão necessários quando entrar na casa.

Na mesma medida em que funções cerebrais não se deixam reduzir a Física e a Química, tampouco se podem remontar a fenômenos somente biológicos do cérebro.

Portanto, se quisermos compreender por inteiro esses fatores genéticos determinantes da vida e da morte, e se pretendermos um dia fazer algo a respeito, precisamos efetuar um inventário completo de todos os protagonistas do “Biopsicosociholos” (Bio = Biológico + psico = psicológico + soci = social + holos = totalidade da unidade e a unidade da totalidade)

Qual é a origem do universo?

Luzes, câmeras, ação:


Os astronautas emocionam-se ao fotografar o palco da vida, a Terra, que parece enorme quando vista através da janela de uma espaçonave. Mas a Terra é bem pequena em comparação com o sistema solar. Dentro do Sol caberiam um milhão de Terras, e sobraria espaço! Mas, poderiam esses fatos a respeito do Universo ter algo a ver com a nossa vida e seu sentido? Façamos uma breve excursão mental ao espaço, para ver o Sol e a Terra em perspectiva.

O Sol é apenas uma de um número assombroso de estrelas que ficam num dos braços espirais da galáxia Via-Láctea, ela é apenas uma diminuta parte do Universo. A olho nu podem-se ver algumas manchas de luz que, na realidade são outras galáxias, como a bela Adrômeda, maior do que a Via-Láctea. O Universo contém pelo menos 50 bilhões de galáxias, Eu não quis dizer estrelas e, sim que cada qual contém bilhões de strelas semelhantes ao Sol. A Via-láctea, a Andrômeda e mais umas 20 outras galáxias são mantidas juntas pela gravitação num aglomerado, todas elas ocupando apenas um pequeno espaço num vasto superaglomeramento.

O Universo contém inumeras superaglomerados, e isso não é tudo. Os aglomerados não estão espalhados por igual no espaço. Numa escala enorme, eles parecem paredes e filamentos envolvendo gigantescas regiões vazias, ou "bolhas". Isso talves surpreenda a muitos que pensam que o Universo criou a si mesmo numa explosão cósmica causal. Mesmo sem sermos astrônomos profissionais ou amadores, podemos ver que um Universo em expansão teria profundas implicações no nosso passado - e consequentemente com respeito ao nosso futuro pessoal!

Alguma coisa forçosamente desencadeou esse processe - uma força suficientemente poderosa que teve e têm para vencer a imensa gravidade do Universo inteiro. É válido perguntarmos: De que fonte viria uma energia tão poderosa?

O que a teoria da evolução revelou?

FAZ quase 150 anos que Charles Darwin apresentou o conceito de que a seleção natural explica a complexidade e a diversidade da vida. Ele acreditava que a seleção natural explicava a complexidade da vida e como as formas de vida se desenvolveram, mas não explicou como a vida começou, ou que sentido ela tem para Nós.

Diversos cientistas com sólidas credenciais apresentam um contra-argumento — conhecido como planejamento inteligente — afirmando que a existência de projeto na criação é firmemente apoiada pela biologia, pela matemática e pelo bom senso, pois o mesmo nunca levou em conta a subjetividade do Ser humano, ou seja: sua própria consciência de Ser, que se diferencia das outras espécies.

Aceitar o mero acaso, e a subseqüente evolução, como a causa da existência do nosso Universo e da vida na Terra, realmente seria abandonar qualquer tentativa de obter uma explicação significativa. Mas as questões-chave giram em torno de por que começou? De onde viemos? O que somos? Para onde vamos? Isso afeta até mesmo pessoas criadas num meio em que se acredita num Criador.

Por outro lado, aceitar que um Criador inteligente está por trás do que vemos ao nosso redor pode nos levar a investigar a natureza e a aplicação de Sua Inteligência manifestada no Universo físico.

Se considerarmos a nós mesmos como resultado de projeto, para que finalidade fomos projetados? Qual é o objetivo da nossa vida? A ciência em si não pode dar respostas satisfatórias a essas perguntas.

É PROVÁVEL que você já tenha ouvido falar do pintor e escultor italiano Michelangelo. Embora talvez nunca tenha visto o original de nenhuma de suas obras-primas, com certeza concorda com o historiador de arte que chamou esse gênio italiano de “artista maravilhoso e incomparável”. Não se pode negar o talento de Michelangelo. Poderia alguém admirar a sua arte sem reconhecê-lo como notável artista?

De modo similar, aceitar a existência de um Projetista não nos deve desestimular a pesquisar os detalhes e a complexidade de Seus projetos e criações.

Projeto e bom senso

Você acha possível existir projeto sem projetista?
Tudo o que é criado (transformado) pelo Homem, necessariamente passou primeiramente pela elaboração de um projeto mental, para ser materializado ou creditado como energia.
A crença num Projetista é compatível com a ciência verdadeira.
Michelangelo

“A natureza proporciona,
o Homem transforma
e o tecnológico altera”.

É possível entender, porém, que não adianta tentar fugir da questão sobre a existência de um projetista.
Como poderia ser completa a explicação a respeito da evidência de projeto no Universo e na própria vida se a existência e a identidade do projetista fossem encobertas ou nem mesmo consideradas?
Será que aceitar a existência de um projetista sobre-humano impediria o progresso científico e intelectual?
Deve-se admitir a existência de um projetista inteligente apenas quando nenhuma outra explicação é apresentada?
E faz mesmo sentido deduzir que se existe projeto existe projetista?
A vida surgiu por mero acaso ou por meio de forças cegas?
Você é mero fruto do acaso? Ou é produto de um projeto elaborado por produtores macho e fêmea?
Apesar da ampla popularidade da teoria da evolução, muitas pessoas inteligentes, incluindo cientistas, estão convencidas da existência de um Criador inteligente.

Admire o projeto

Agora pense na estonteante complexidade e diversidade de vida que existe na Terra. Apropriadamente, o jornal The New York Times citou as seguintes palavras de um professor de ciências biológicas: “As evidências físicas da existência de projeto são visíveis em aspectos da biologia.” Ele acrescentou: “Os indícios de que por trás da vida existe projeto nos deixam perplexos.” Será que é intelectualmente honesto admirar um projeto sem reconhecer a existência do projetista?
Por acaso a ciência já sabe lhe dizer onde está a sua consciência de ser, um Ser Humano?

26/09/2008

ANAGLIFOS: Saindo do papel com óculos 3d


Imagem Anaglifo é o nome técnico das imagens tridimencionais que vemos saltar do papel quando usamos um daqueles óculos estranhíssimos com as lentes vermelhas e azuis. Essas imagens também são conhecidas como Imagens 3d.
Mas, espere um momento: o que é exatamente uma imagem 3d?

Hoje em dia o 3d está por toda parte: nesse tutorial, em filmes, jogos, entretenimento, mas vamos voltar aos velhos tempos, quando o homem havia acabado de inventar a fotografia e não se falava em 3d como falamos hoje.
Na verdade, o termo 3d só era utilizado por matemáticos e físicos.

Nessa época um cientista entrou na moda da fotografia e resolveu fazer um experimento muito incomum: ele havia planejado uma forma de transformar uma simples foto em um ambiente tridimensional. Na verdade, ele havia encontrado uma forma de transformar duas fotos bidimensionais em uma única imagem de campo tridimensional, ou seja, uma imagem que fosse possível perceber não só sua altura e sua largura, mas também sua profundidade e volume.

Tudo começou quando o cientista Kepler, em 1611, publicou um artigo explicando o fato do cérebro humano mesclar duas imagens diferentes para conceber a percepção dos 3 eixos do campo tridimensional: largura, altura e profundidade, o famoso X,Y, Z da computação gráfica.

Nossos olhos não olham para frente, como muitos pensam, e sim em uma diferença de eixos que nos proporciona duas visões diferentes de um mesmo plano. Ou seja, nosso olho direito está um pouco inclinado para esquerda, enquanto o nosso olho esquerdo está inclinado para a nossa direita.

Quando nosso cérebro analisa essas duas imagens distintas, ele procura um ponto em comum entre elas. Encontrando-o, ele define o seu ponto zero, fundindo as duas imagens e criando assim o que percebemos por perto e distante.

Em 1849, baseando-se nesta teoria, o cientista e fotógrafo escocês David Brewster idealizou o estereoscópio com lentes. Surgiu a nova moda do século XVIII: as câmeras fotográficas. No auge da revolução industrial, foram produzidas 250.000 unidades, virando o grande passatempo da época. Infelizmente, observar as fotos e ter a sensação do espaço tridimensional não era uma tarefa fácil. Havia pessoas que levavam anos para conseguir se desligar do papel e enganar seu cérebro com a visão das fotografias. Ainda hoje, poucos são os que conseguem treinar seus olhos para imagens tridimensionais ou estereogramas, mas a tecnologia da terceira dimensão não parou, e logo inventaram os óculos Vermelho e Azul - O Anaglifo.

O segredo dessa técnica não estava nas fotografias, que eram as mesmas da técnica do estereograma, mas nas lentes dos óculos que as pessoas tinham que usar para ter a sensação da tridimensionalidade.

O Gênio de Gênesis já havia usado a técnica de 3d quando fez o Homem e os animais. Baseado nas obras da Criação, as técnicas de imageamento como a ressonância magnética funcional e a tomografia por emissão de prótons permitem examinar a atividade e as interações de vastas áreas do cérebro, e essas técnicas não evasivas podem ser usadas em humanos para descobrir que áreas do cérebro são ativadas em atividades mentais complexas. Além dos estudos fisiológicos, temos a relativamente nova área dos modelos neurais computadorizados, que trabalha com populações ou redes de neurônios virtuais para descobrir como elas se organizam em resposta a vários estímulos e restrições, também é possível monitorar simultaneamente as atividades de cem ou mais neurônios e fazer isso em animais não anestesiados que executam tarefas perceptuais e mentais simples.Todas essas abordagens, aliadas a conceitos que não estavam disponíveis às gerações que nos antecederam, agora se combinam e faz da busca dos correlatos neurais da consciência a mais fundamental e empolgante aventura da neurociência no nosso tempo.

CURIOSIDADES

- A visão do peixe-mandarim é bem desenvolvida, acima da média dos outros peixes que seus olhos são capazes de identificar até as cores do ambiente.

- O peixe-boi tem olhos pequenos mais enxerga bem, sendo capaz de reconhecer cores.

- Os tubarões possuem uma grossa membrana – membrana nictitante, que fecha protegendo seus olhos na hora do ataque a outros animais.

- As cobras da espécie arboreal geralmente têm a visão melhor do que a espécie terrestre. Apesar da visão das cobras não ser particularmente notória, não impede a detecção de movimento. Para além dos olhos, algumas serpentes (crotalíneos e pítons), têm receptores infravermelhos sensíveis em sulcos profundos entre a narina e os olhos que lhes permitem "ver" o calor emitido pelos corpos.

- Os morcegos possuem uma boa visão que se complementa com a ecolocalização que é a emissão de ondas ultra-sônicas.

- Os roedores têm visão bicromática, ou seja, enxergam apenas a luz na faixa verde e azul do espectro.

- Os animais noturnos enxergam muito bem à noite e possuem olhos geralmente grandes. Têm hipersensibilidade à luz do sol.

- As aves de rapina possuem um poder de visão bem acima da média dos outros animais podendo enxergar a quilômetros de distância como se estivessem a poucos metros.
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